O modelo da cueca influencia na fertilidade masculina

O modelo da cueca influencia na fertilidade masculina?

As pessoas fazem piadas sobre a ideia de que homens que usam cuecas estilo boxer são mais férteis do que homens que usam estilos mais apertados, mas será que isso é verdade? Pesquisas sobre esse assunto mostram resultados mistos. Alguns estudos apoiam cuecas boxer como uma forma de aumentar a fertilidade masculina, e outros mostram que isso não ajuda.

A Escola de Saúde Pública de Harvard publicou recentemente um estudo para tentar obter uma resposta definitiva sobre se as cuecas folgadas realmente ajudam na produção e qualidade dos espermatozoides. Eles realizaram o maior estudo feito sobre essa questão: foram recrutados 656 homens que eram parceiros de mulheres matriculadas em um programa de fertilidade em um hospital de Harvard.

Os homens tinham entre 32 e 39 anos e cada um deu uma amostra de esperma para análise. O laboratório verificou a concentração de espermatozoides, bem como a contagem total e a porcentagem de espermatozoides móveis e com aparência normal. Ao mesmo tempo, os homens responderam a uma pesquisa que incluía perguntas sobre o tipo de cuecas que usaram na maior parte do tempo nos últimos três meses.

Cuecas boxer e fertilidade

De todos os homens, 53% relataram geralmente vestir boxers. Esses homens, que usavam cuecas mais folgadas, tinham uma concentração de espermatozoides 25% maior do que os homens que normalmente usavam cuecas mais apertadas. Os homens que usavam boxer também tinham uma contagem de espermatozoides total 17% maior, e uma porcentagem maior de espermatozoides normais e móveis.

Os pesquisadores acreditam que a razão para os espermatozoides de maior qualidade e quantidade nos homens que usavam cuecas folgadas era que a roupa apertada provoca uma maior temperatura escrotal. Este aumento da temperatura parece inibir os testículos na produção de espermatozoides. Aparentemente, a posição solta mais “natural” dos testículos ligeiramente afastados do corpo é mais saudável para a produção.

Então, se você faz parte de um casal que quer aumentar a chance de gravidez, uma medida boa e simples é fazer com que o homem use cuecas tipo boxer. Aqui estão outras medidas que os homens podem tomar para melhorar suas chances.

O que homens podem fazer para melhorar a fertilidade

1) Se estiver com excesso de peso, perca peso

2) Certos medicamentos, como o ibuprofeno, podem limitar a fertilidade (verifique com seu médico se seus medicamentos podem ser um fator)

3) Faça exercício regularmente

4) Tenha sono de qualidade, e na quantidade necessária

5) Coma mais castanhas, especialmente nozes

6) Não fume

7) Evite o consumo excessivo de álcool ou drogas

8) Consuma gordura saudável (gorduras monossaturadas e poli-saturadas)

9) Evite o consumo excessivo de soja

10) Tome um multivitamínico diário

11) Coma muitas frutas e legumes

12) Evite o estresse excessivo; tente relaxar mais

Aumentando as chances

Nenhuma dessas medidas sozinhas garantirá a gravidez, mas quanto mais um homem puder fazer, melhores serão as chances de a parceira engravidar. Usar cuecas boxer é apenas uma boa maneira de começar!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como o ibuprofeno e medicamentos contra a dor podem afetar a fertilidade masculina

Nozes podem melhorar a fertilidade

Esta postagem também está disponível em: Inglês