a canja de galinha caseira pode ajudar você contra a COVID-19

Como a canja de galinha caseira pode ajudar você contra a COVID-19

Nutrologia, ,

Algumas semanas atrás, sugerimos que nossos leitores pensassem em fazer o próprio pão em casa. Parece que muitas pessoas têm feito isso. Em uma ida recente ao supermercado, percebemos que ainda havia farinha disponível, mas todo o fermento estava esgotado. Hoje temos outra recomendação, ainda mais valiosa que o pão: faça sua própria sopa de galinha caseira. 

Além de super simples de se fazer, ela pode ajudar você contra a o novo coronavírus. Ela leva apenas frango, legumes, água e temperos. Durante décadas, a canja de galinha caseira se tornou famosa como um tratamento para gripes e resfriados, e agora muitas pessoas estão promovendo a receita para ajudar a lutar contra a COVID-19.

Defensores famosos da canja de galinha

Um exemplo de pessoa que defende a sopa de galinha como aliada é o primeiro ministro britânico Boris Johnson. Ele recebeu alta de um hospital de Londres e credita parte de sua rápida recuperação à “Boris Broth” (caldo Boris, que nada mais era que uma canja de galinha). 

Da mesma forma, um dos principais âncoras da CNN (EUA), Chris Cuomo, diz que a sopa de galinha ajudou a diminuir a febre – ao contrário de outros remédios “falsos” que ele encontrou na internet. E isso faz sentido, já que antes da invenção dos antibióticos, a canja de galinha era conhecida como “penicilina judaica”.

Estudos médicos

Ainda assim, você pode pensar que é tolice considerar a canja de galinha como essencial para o seu kit COVID-19 em casa. Décadas de pesquisas médicas, no entanto, apoiam os benefícios terapêuticos da canja. 

Um dos motivos é a capacidade de hidratação. Pessoas com gripe têm febre e desidratam-se facilmente, muitas vezes sem perceber. Uma boa hidratação é importante para o bom funcionamento do corpo. Pense no seu corpo como um motor e, como um motor com pouco óleo, seu corpo pode até continuar funcionando quando estiver com pouca água, mas não funcionará tão bem.

A água mantém as membranas das mucosas espessas e funcionais. E é importantes mantê-las assim, já que o coronavírus invade essas membranas mucosas. A hidratação com o caldo da sopa de galinha ajuda a diluir as secreções nos tubos brônquicos, facilitando o movimento para cima e para fora do corpo. Se as secreções ficarem presas abaixo, você tem uma chance maior de pneumonia resistente.

A canja de galinha quente também melhora a função dos cílios dentro do nariz. Os cílios são cabelos minúsculos protetores, como projeções que ajudam a varrer materiais estranhos. Estudos médicos mostraram que a sopa de galinha tem um efeito anti-inflamatório leve e parece diminuir a conglomeração de glóbulos brancos no trato respiratório, que contribuem para secreções espessas.

Um alimento completo

A canja de galinha fornece ao seu corpo o sal e os eletrólitos necessários, juntamente com uma dose equilibrada de proteínas, gorduras e carboidratos, melhor do que quase qualquer outro alimento. Os vegetais são ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes. A água e os eletrólitos lhe manterão hidratado.

Uma receita simples de canja de galinha

Você pode olhar no Instagram ou no Pinterest para encontrar uma receita, mas aqui está uma que você pode experimentar. Primeiro, compre um frango inteiro (fresco, se possível). Dê preferência para um que venha com o pescoço junto (talvez a cabeça também, se você gostar). O pescoço, em particular, demonstrou adicionar alguns componentes ainda desconhecidos à sopa, que a tornam mais saudável.

Se o frango estiver congelado, descongele-o primeiro ou descongele-o lentamente enquanto cozinha. Se conseguir comprar fresco, corte-o em pedaços grandes e coloque-o em uma panela grande, cheia de água, junto com uma ou duas colheres de chá de sal (corrija mais tarde a gosto). Se o frango descongelar à medida que o cozinha, retire-o com cuidado da água após descongelar parcialmente, pique e devolva os pedaços ao cozimento.

Comece a cozinhar em alta temperatura, até que comece a ferver. Depois, abaixe o fogo e mantenha o frango sempre coberto com água, fervendo por pelo menos 3 horas, mexendo ocasionalmente. Quando já estiver mais cozido, adicione algumas batatas-doces picadas, cenouras, cebolas e muitos dentes de alho. Você também deve deve adicionar pelo menos mais alguns desses ingredientes: abóbora, gengibre, brócolis, vagem, alho-poró, salsa e especiarias (como açafrão com pimenta preta), folha de louro e talvez alguns flocos de pimenta vermelha. 

Se você tiver outros vegetais favoritos, adicione-os. Perto do final do cozimento, adicione macarrão, se você gostar. Quando esfriar, com as mãos limpas, remova os ossos do frango.

Congele um parte

É importante congelar um parte do caldo para do seu kit COVID-19. Este é um “kit de emergência”, de itens que você deve guardar em casa, caso você ou alguém da sua família estiver infectado. Se você tiver sintomas, comece a tomar a sopa imediatamente. No próximo post, falaremos sobre o kit COVID-19.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

A ligação entre religião, espiritualidade e saúde

Quatro maneiras de diminuir a solidão durante o distanciamento social

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Clínica Médica, Infectologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS