consumo de ovo para saúde

8 benefícios do consumo de ovo para sua saúde

Alimentação, Nutrologia

Assim como o chocolate e o café, o ovo é um alimento que até pouco tempo era considerado prejudicial à saúde. Mas pesquisas recentes reverteram esse pensamento: agora, o chocolate (variedade escura) e o café estão estabelecidos como “alimentos muito saudáveis”, e os ovos também estão ganhando esse status.

Grande estudo sobre ovos e saúde

Estudo realizado na China e publicado em 21 de maio de 2018 na revista médica Heart mostra alguns dos benefícios até então não muito reconhecidos do consumo de ovo. O estudo começou em 2004 e envolveu cerca de 500.000 participantes.

Os resultados mostraram que as pessoas que ingeriam uma média de um ovo por dia tiveram risco 18% menor de morrer de doença cardíaca e 28% menor de morrer de um derrame hemorrágico em comparação às pessoas que não comiam ovos.

Embora este estudo não prove que os ovos são ótimos, outros estudos na última década também chegaram a conclusões semelhantes – que as pessoas que comem ovos têm risco menor de doença cardiovascular.

Benefícios do ovo para a saúde

Colesterol

Os ovos tinham uma má reputação por serem moderadamente ricos em colesterol. Mas pesquisas recentes confirmaram que a maioria das pessoas não precisa se preocupar com essa ingestão, já que nosso fígado produz menos colesterol quando o incluímos mais em nossa dieta. Algumas pessoas têm uma variante genética que pode causar problemas, mas, para a maioria, a ingestão de ovos não aumentará o colesterol, ou aumentará apenas levemente. E, no caso de o nível subir, o consumo fará com que o colesterol HDL (tipo bom) seja elevado mais do que o LDL (tipo ruim), então o efeito líquido é bom.

Altamente nutritivo

Se você parar para pensar que o conteúdo de um ovo contém todos os nutrientes necessários para formar um filhote, você entenderá como os ovos precisam ser nutritivos. Um ovo contém uma ampla gama de vitaminas (principalmente A, B, D, E e K), além de nutrientes importantes como cálcio, zinco e selênio.

Melhor fonte de colina

A colina é um nutriente necessário para a membrana celular e a função cerebral, e estudos mostram que a maioria dos adultos é levemente deficiente neste nutriente. A maioria dos alimentos contém pouca colina, mas as gemas de ovo estão entre as fontes mais ricas.

Menor risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral

Um benefício significativo, conforme observado acima.

Nutrientes para os olhos

Duas doenças degenerativas que comumente afetam os olhos à medida que envelhecemos são a degeneração macular e a catarata. As gemas de ovos têm alta concentração dos antioxidantes luteína e zeaxantina, que se acumulam nos olhos e diminuem o risco para esses distúrbios.

Omega-3 alto

Os ácidos graxos ômega-3 são encontrados em alta concentração em peixes gordurosos, como salmão, e também em gemas de ovos.

Alta em proteína de qualidade

Nem todas as proteínas que ingerimos são iguais, mas a proteína contida nos ovos é da mais alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais nas proporções corretas.

Satisfaz o apetite

Alimentos ricos em proteínas, como os ovos, são os melhores para satisfazer nosso apetite e nos ajudam a não comer demais. Eles têm uma pontuação alta no “índice de saciedade” e podem ajudar a controlar o peso.

Quantos ovos por dia?

Um ovo por dia é considerado bom e, lentamente, as recomendações estão se tornando ainda mais liberais. Algumas autoridades nutricionais acreditam que até 3 por dia seja bom para a maioria das pessoas. E se você tiver alguma dúvida sobre como os ovos podem estar afetando você, uma boa ideia é verificar os níveis de lipídios no seu sangue.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

O açafrão pode ajudar a prevenir a demência?

Afinal, comer gordura não é tão ruim para a saúde?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS