Como os alimentos amargos podem ajudar sua saúde

Se você está tentando comer bem, você provavelmente diminuiu a quantidade de açúcar em sua dieta. Para seguir nesse caminho, aqui vai uma dica importante: você pode melhorar sua saúde comendo mais alimentos amargos.

Quando comemos alimentos com açúcares simples, nossos níveis de glicose no sangue sobem rapidamente, e nosso pâncreas então libera insulina para levar a glicose às nossas células. Isso diminui o nível de glicose e, muitas vezes, com isso, a fome retorna. Esta é uma das razões pelas quais muito açúcar não é saudável, pois pode criar ciclos de fome ao longo do dia. Esses ciclos podem levar à obesidade e diabetes.

Alimentos amargos têm vantagens

Comer alimentos amargos parece ter o efeito oposto: eles podem estabilizar os níveis de açúcar no sangue e de insulina. Alimentos amargos também são mais propensos a satisfazer o seu apetite e também agem como probióticos, fortalecendo assim o seu microbioma intestinal.

Alimentos amargos melhoram a digestão

Os europeus usam há muito tempo preparações líquidas amargas e eficazes para melhorar a digestão. Quando você come alimentos amargos, sua boca produz mais saliva e seu estômago produz mais enzimas digestivas e ácido que facilita a digestão.

Talvez a característica mais importante é que os alimentos amargos estimulam o fígado a produzir e liberar a bile. A bile é uma substância que os intestinos usam para emulsionar a gordura ingerida, o que melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

Alimentos amargos cheios de compostos bioativos

Uma das razões pelas quais as plantas são tão boas para a nossa saúde é que elas contêm vários compostos antioxidantes, como fenóis, polifenóis e flavonóides. Muitos desses compostos são amargos ou adstringentes, que podem ter gosto desagradável para muitas pessoas.

A indústria de alimentos tem trabalhado para “demarcar” os alimentos por meio de vários processos químicos.Eles sabem que o doce vende melhor do que amargo. Ou seja, para tornar os alimentos mais saborosos, removem amargor – o que leva também grande parte do benefício para a saúde. Esta é uma das razões pelas quais os alimentos processados ​​são nutricionalmente inferiores aos alimentos frescos e naturais.

Alimentos e bebidas amargos para considerar em sua dieta

Rúcula

Endívia

Radicchio

Chicória

Mostarda verde

Folhas de beterraba

Couve de Bruxelas

Brócolis

Couve-flor

Gengibre

Vinagre de maçã

Limas

Cerveja

Chá verde, preto ou branco

Vinho tinto

Chocolate escuro

Como tolerar alimentos amargos

Um estudo recém-publicado revela que, quando começamos a comer mais alimentos amargos, nossa saliva muda de forma que os torna mais saborosos ao nosso paladar. Isso ajuda a construir nossa tolerância para esses alimentos saudáveis ​​que, a princípio, podem não parecer muito atraentes.

Para se acostumar, tente adicionar alguns alimentos amargos a cada refeição. Eles vão melhorar sua digestão e sua ingestão de vitaminas e antioxidantes, vão ajudar a estabilizar seus níveis de açúcar e moderar seu apetite. Você pode até adicionar alimentos amargos ao seu café da manhã – por exemplo, chá ou água com limão.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como melhorar seu microbioma interno

O que ex-fumantes podem fazer para reduzir o risco de enfisema?

Esta postagem também está disponível em: Inglês