poder de cura encontrado nos jardins

O poder de cura encontrado nos jardins

Neurologia,

Normalmente neste blog discutimos pesquisas que resultam em dados e conclusões. Hoje nosso assunto não tem números ou estatísticas, apenas resume alguns pensamentos sobre o poder de cura que pode ser alcançado nos jardins. Quem desenvolveu essa teoria é provavelmente o maior neurologista dos últimos tempos, o Dr. Oliver Sacks.

Como ele sobreviveu a Nova York

O Dr. Sacks nasceu em Londres em 1933, obteve seu diploma em medicina na Universidade de Oxford, depois mudou-se para os Estados Unidos para estudos adicionais e prática médica. Ele viveu a maior parte de sua vida na cidade de Nova York e, sobre a cidade, ele dizia: “Eu moro em Nova York há 50 anos, e morar aqui às vezes é suportável para mim apenas por seus jardins. Isso também é verdade para meus pacientes”.

Ele era especialista em doenças neurológicas crônicas, como Parkinson, síndrome de Tourette, demência e Alzheimer. Ele escreveu muitos livros, incluindo Awakenings, descrevendo como uma medicação simples “acordava” pacientes com um tipo de encefalite que os mantinha congelados e imóveis por décadas. Essa prática foi transformada também em filme, em 1990: Awakenings (traduzido no Brasil como Tempo de Despertar), estrelado por Robin Williams e Robert DeNiro.

Chamado de “Shakespeare da escrita da ciência”, Dr. Sacks escreveu livros que foram amplamente traduzidos e muitas de suas obras estão disponíveis em português. Se você perguntar a qualquer neurologista em qualquer lugar, certamente ele já ouviu falar do Dr. Oliver Sacks. Ele morreu de melanoma em 2015, mas seus escritos sobre o poder curativo da natureza continuam vivos.

Terapias alternativas que funcionam

Dr. Sacks escreveu que, em todos os seus anos de prática médica, descobriu que“apenas dois tipos de terapia não-farmacêutica são de vital importância para pacientes com doenças neurológicas crônicas: música e jardins”.

Exemplos de poderes curativos

Em uma das experiências compartilhadas em seus escritos, Dr. Sacks escreveu sobre seu amigo Lowell, com síndrome de Tourette moderadamente grave. Nesta doença, a pessoa tem tiques constantes e movimentos bruscos ao longo do dia. Eles também podem proferir grunhidos espontâneos, barulhos, até mesmo obscenidades, sobre os quais não têm controle. Quando o Dr. Sacks caminhou com Lowell no deserto, longe das multidões, seus sintomas desapareceram temporariamente. De volta à cidade, seus sintomas retornaram.

Em outro momento descrito pelo médico, um paciente idoso com doença de Parkinson avançada, basicamente congelado, incapaz de iniciar o movimento, foi levado a um grande jardim com plantas e pedras. De alguma forma, esta cena descongelou seus movimentos, e ele foi capaz de subir e descer as rochas sem ajuda.

Dr. Sacks tratou muitos pacientes com demência avançada, que não se lembravam de como amarrar os sapatos ou fazer qualquer coisa útil na cozinha. Mas quando ele os colocou na frente de flores e um pouco de terra, e deu pequenas mudas de plantas, eles sabiam o que fazer e se ocuparam plantando.

Por que a natureza funciona?

Dr. Sacks disse que não sabe por que a natureza funciona, mas que de alguma forma chega a uma parte mais primitiva de nosso cérebro e reorganiza os circuitos. Ele viu maravilhas da natureza ou da terapia do jardim “mesmo para aqueles que são profundamente deficientes neurologicamente”. “Em muitos casos, os jardins e a natureza são mais poderosos do que qualquer medicamento”, afirmou.

Quem pode se beneficiar

O Dr. Sacks escreveu sobre os efeitos curativos em pessoas com doenças neurológicas, entretanto, recomendou que fossem para a natureza ou para os jardins também as pessoas saudáveis que permanecem trancadas em um ambiente urbano. Trabalhadores que passam o dia todo em escritórios, crianças presas em escolas, idosos em instituições, e muitos outros, se beneficiarão da natureza ou dos jardins sempre que puderem.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Pouco contato com natureza aumenta a incidência de alergias

Expressar gratidão pode melhorar sua saúde

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Neurologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS