medicamentos para pressão alta

Qual a melhor hora para tomar medicamentos para pressão alta?

Medicação,

A pressão alta é possivelmente o problema de saúde crônico mais comum em pessoas a partir da meia idade. Alguns, com mais sorte, conseguem controlar essa condição com perda de peso, melhora na dieta e prática de exercícios físicos. Muitas pessoas, porém, não conseguem isso e acabam precisando tomar medicamentos diários para pressão arterial. Mas qual é o melhor momento para tomá-los?

Oposto do hábito padrão

A maioria das pessoas toma remédios para pressão pela manhã, geralmente ao acordar. É um padrão que não tem uma justificativa conhecida e que acaba sendo reforçado por alguns médicos por força do hábito. Porém, um estudo afirma que o melhor momento para tomar medicamento para pressão é logo antes de dormir.

Pesquisa na Espanha

Para determinar se o melhor é tomar remédio para pressão à noite ou de manhã, um grupo de pesquisadores espanhóis da Universidade de Vigo recrutou 292 médicos na região Norte da Espanha. Trabalhando juntos, esses profissionais reuniram 19.084 pacientes para participar do estudo.

O tipo de pesquisa utilizado é o melhor: um estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego. No início do estudo, 19.084 pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Metade foi orientada a tomar a medicação para pressão arterial ao dormir. A outra metade de voluntários deveria tomar os remédios de manhã, quando acordassem.

Resultados

Os voluntários foram estudados, em média, por 6,3 anos. Foram analisados para saber qual grupo teve mais mortes e qual grupo teve mais ataques cardíacos e derrames. Os resultados apontaram que havia uma clara vantagem de se tomar o medicamento à noite, logo antes de ir dormir.

Muito menos propenso a morrer

No final do estudo, as pessoas que tomavam seus remédios à noite tinham 45% menos chances de morrer durante os 6,3 anos. Essa é uma enorme diferença.

Especificamente, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomavam seus medicamentos à noite tinham:

— Risco 49% menor de derrame

— Risco 34% menor de ataque cardíaco

— Durante os 6,3 anos, as pessoas que tomavam seus remédios à noite tinham 45% menos chances de morrer, de qualquer causa.

Por que a noite é melhor

Tanto esta pesquisa quanto estudos menores mostraram que o momento mais importante para controlar a pressão arterial é no início da madrugada, aproximadamente entre a meia noite e as 4 da manhã.

Dose noturna

Se uma pessoa toma sua medicação à noite, ela começa a fazer efeito durante o sono – incluindo as primeiras horas de pico, que são o horário mais importante para o controle da pressão arterial. Durante o sono, a pressão arterial costuma cair em pessoas que têm pressão normal. Aparentemente, isso também acontece com quem tem pressão alta.

Maioria dos ataques cardíacos ocorre pela manhã

Outro motivo que favorece tomar remédios à noite é que mais ataques cardíacos e derrames ocorrem no início da manhã. Se uma pessoa toma seus medicamentos de manhã cedo, não haverá tempo para que eles façam efeito. Mas se a pessoa tomar à noite, o efeito permanecerá durante as primeiras horas da manhã – o momento mais crítico.

Rim e níveis de colesterol também são beneficiados

Os participantes da pesquisa que tomavam seus remédios à noite apresentaram melhor controle da pressão arterial durante o dia. Também tinham melhor função renal e um melhor perfil de colesterol.

Conclusão

Este é um estudo amplo e bem feito, mas realizado em homens e mulheres espanhóis caucasianos. Não se sabe se esses resultados também serão válidos para outros grupos étnicos ou para pessoas que trabalham à noite, por exemplo. Além disso, os pesquisadores precisam fazer mais estudos para verificar se seus resultados se aplicam a todos os tipos de medicamentos para pressão arterial.

Se você toma remédios para pressão arterial pela manhã, poderá levar uma cópia deste artigo ao seu médico. Talvez ele tenha uma razão específica para indicar que você tome seu medicamento em um determinado momento. Se não tiver, a dose noturna pode ser uma melhor opção.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como auto monitorar sua pressão arterial em casa

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Cardiologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS