Perda de peso diminui risco de câncer de mama

Perda de peso na pós-menopausa diminui risco de câncer de mama

Mais Saúde Woman

Reduzir o excesso de peso após a menopausa, além de poder fazer a mulher se sentir melhor, ajuda a diminuir o risco de câncer de mama. Pesquisa recém-divulgada na revista Cancer mostrou uma redução de 12% no risco de câncer de mama invasivo em mulheres que perdem uma quantidade modesta de peso.

Estatísticas do câncer de mama

De acordo com o World Cancer Research Fund, o câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo. Uma em cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama durante sua vida. Com este estudo, é bom saber que há mais uma medida que as mulheres podem tomar para reduzir os riscos.

A pesquisa de perda de peso

O estudo foi parte da grande Iniciativa de Saúde da Mulher e envolveu 61.335 mulheres com 50 anos ou mais. As mulheres foram pesadas no início do estudo e depois de 3 anos. Durante esse período, algumas mulheres perderam peso, algumas ganharam e algumas continuaram as mesmas. Sabendo disso, as mulheres foram acompanhadas nos 11 anos seguintes.

Durante este período de 11 anos, 3061 das mulheres desenvolveram câncer de mama. Quando correlacionados com o ganho ou a perda de peso, as mulheres que perderam uma quantidade modesta de peso (5% ou mais do peso corporal no período) tiveram um risco 12% menor de desenvolver câncer de mama em comparação com as mulheres cujo peso era estável.

As mulheres que ganharam 5% ou mais de peso em comparação com o período inicial não tiveram uma taxa maior de câncer, no entanto, se elas desenvolveram câncer, elas tenderam a ter um tipo mais agressivo. Elas tiveram uma chance 54% maior de que o câncer fosse do tipo “triplo-negativo”, que é mais difícil de tratar. Ao contrário de outros tipos de câncer de mama, o câncer triplo negativo não responde aos medicamentos usuais, sendo necessários agentes quimioterápicos mais fortes.

Este estudo é consistente com os resultados de pesquisas anteriores que sugerem que a perda de peso em mulheres pós-menopausas é vantajosa. Mulheres que foram gravemente obesas e submetidas à cirurgia bariátrica apresentaram um risco 75% menor de desenvolver câncer de mama relacionado a hormônios em comparação com mulheres gravemente obesas que não a fizeram.

O que isto significa

As mulheres na pós-menopausa provavelmente reduziriam o risco de câncer de mama se mantivessem seu peso sob controle, visando um índice de massa corporal de 25 ou menos. Outras maneiras de diminuir o risco de câncer de mama incluem: não fumar, comer muitas frutas e vegetais, minimizar o álcool, manter-se fisicamente ativa e fazer exames regulares de câncer de mama.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como a amamentação pode reduzir o risco de diabetes e câncer nas mães

Baixa dose de aspirina reduz risco de câncer de mama

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS