mulheres com seios maiores se exercitam menos

Estudo mostra que mulheres com seios maiores se exercitam menos

Mais Saúde Woman,

A dor mamária é bastante comum em mulheres que se exercitam vigorosamente. Uma pesquisa com 1.397 mulheres que correram a Maratona de Londres em 2012 mostrou que 32% delas relataram dor mamária significativa após o evento. A pesquisa também sugeriu que quanto maiores os seios da mulher, maior o desconforto.

O estudo foi realizado por pesquisadoras biomédicas australianas que compararam diretamente o tamanho dos seios e o desconforto ao exercício. Elas também queriam ver se as mulheres de com seios maiores acabavam se exercitando menos devido ao desconforto. Os resultados foram publicados na edição de março de 2019 do Journal of Science and Medicine in Sport.

As pesquisadoras recrutaram 355 mulheres saudáveis, com idades entre 18 e 75 anos, e pediram que completassem o Active Australia Survey, que determinava quanto exercício cada mulher havia feito na semana anterior. A pesquisa também envolveu a digitalização tridimensional para medir com precisão os seios de cada mulher. Eles foram categorizados como pequenos, médios, grandes e muito grandes.

Resultados: tamanho da mama vs. desconforto

Os resultados foram consistentes e preocupantes. Quanto maior o tamanho dos seios da mulher, menos ela havia se exercitado na semana anterior. As mulheres com seios maiores eram particularmente propensas a evitar exercícios vigorosos. Poucas mulheres de seios grandes praticavam corrida. E as mulheres de seios grandes também relataram que o desconforto mamário as impedia de fazer exercícios.

Mulheres mais pesadas vs. mais leves?

Os resultados também mostraram que a quantidade de exercício realizado não se relacionava com o peso das mulheres. Ou seja, as mulheres que eram mais magras, mas tinham seios maiores, tinham menor probabilidade de se envolver em exercícios vigorosos, da mesma forma que mulheres mais pesadas, mas com mamas menores, tinham maior probabilidade de praticar exercícios vigorosos. Portanto, era o tamanho dos seios, não o peso total da mulher, que era o mais determinante.

Por que desconforto

O tecido mamário da mulher é pesado e sem suporte. Há pouco tecido conjuntivo no seio para dar estabilidade ou apoio. Ao se exercitar sem sutiã (particularmente correr ou fazer atividades vigorosas semelhantes), os seios se movem de um lado para o outro e ainda mais para cima e para baixo, levando ao desconforto. Os sutiãs esportivos ajudam a diminuir o movimento, mas não o eliminam.

O que fazer

Se você é uma mulher que tem desconforto com o exercício, as pesquisadoras australianas recomendam começar com exercícios de baixo impacto, como caminhar. A ginástica aeróbica aquática e de natação é ainda melhor, já que a água tende a minimizar o movimento dos seios.

No entanto, mesmo em exercícios com água, é bom encontrar um sutiã de suporte adequado. As pesquisadoras recomendam que, para corridas e exercícios similares de alto impacto, algumas mulheres podem precisar até mesmo de dois sutiãs para fornecer o apoio adequado.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como o ataque cardíaco pode apresentar sintomas diferentes em mulheres

O modelo da cueca influencia na fertilidade masculina?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Mastologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS