o ataque cardíaco pode apresentar sintomas diferentes em mulheres

Como o ataque cardíaco pode apresentar sintomas diferentes em mulheres

Mais Saúde Woman

Um post no Twitter, de uma enfermeira, se tornou viral há uma semana. Nele, ela dizia: “Eu quero alertar as mulheres que nossos ataques cardíacos são diferentes. No domingo passado tive um ataque cardíaco. Eu tive um bloqueio de 95% na principal artéria do meu coração. Eu nunca tive dor no peito. Não foi como a gente lê em panfletos. Eu tive dor algumas vezes durante semanas.”

O post recebeu centenas de respostas de mulheres que repetiram a mesma ideia – elas tiveram um ataque cardíaco, mas seus sintomas eram diferentes do esperado. Mas quais sintomas devem preocupar as mulheres?

Um estudo no Journal of American Medical Association mostrou que 42% das mulheres não têm dor no peito durante um ataque cardíaco, contra 30% dos homens.

Sintomas de ataque cardíaco em mulheres

No Twitter, a enfermeira afirmou que achava que estava com uma tensão muscular. “Eu sou uma enfermeira. Passei a semana ajudando meu vizinho a limpar seu celeiro. Pensei que tivesse exercitado alguns músculos. Tomei um analgésico e coloquei um pacote quente nos meus ombros. Eu quase morri porque não prestei atenção na dor no peito.”

Aqui estão alguns exemplos do que outras mulheres relataram

– Pensei que estava com uma azia muito forte

– Pensei que era ansiedade no trabalho

– Pensei que tinha dormido de mau jeito e esticado meu pescoço, então a desgraça iminente se tornou meu sintoma primordial

Segundo a American Heart Association, aqui estão os sintomas mais comuns de ataque cardíaco em mulheres:

  • Pressão desconfortável, aperto, estufamento ou dor no centro do peito. Dura mais do que alguns minutos, ou vai embora e volta.
  • Fadiga extrema
  • Dor ou desconforto em um ou ambos os braços, nas costas, pescoço, mandíbula ou estômago.
  • Falta de ar com ou sem desconforto no peito.
  • Vertigem com suor frio, náusea ou tontura.
  • O sintoma mais comum de ataque cardíaco é dor ou desconforto no peito. Mas as mulheres são mais propensas que os homens a experimentar alguns dos outros sintomas comuns, particularmente falta de ar, náusea / vômito e dor nas costas ou no maxilar.

Não é como nos filmes

Todos nós já vimos em algum filme a cena de um homem segurando o peito e caindo no chão durante um ataque cardíaco. Embora isso possa acontecer em uma mulher, geralmente os sintomas são muito menos dramáticos. Por causa dos sintomas mais sutis, e porque a maioria das pessoas pensa em um homem como a vítima típica, muitas mulheres são diagnosticadas mais tardiamente.

Mesmo médicos em uma sala de emergência podem ter menos probabilidade de diagnosticar um ataque cardíaco em uma mulher. Parte do problema é que a maioria dos estudos sobre ataques cardíacos foram feitos em homens.

O que fazer

Se você é mulher, não pense que não pode ter um ataque cardíaco. Podemos pensar que o câncer é o assassino número um, mas não se engane: a doença cardíaca está no topo da lista. Então esteja ciente, e se você tiver algum dos sintomas descritos, procure ajuda médica sem demora. Quanto mais cedo você for tratada, melhor será sua recuperação.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

8 benefícios da amamentação para o bebê

Azeite de oliva extra-virgem pode diminuir risco de câncer de mama

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS