evitar secadores de mão nos banheiros

Por que você deve evitar secadores de mão nos banheiros

Infectologia

Quando usamos banheiros públicos, muitas vezes temos à disposição duas formas para secar nossas mãos: toalhas de papel ou um secador de ar. Podemos pensar que estamos sendo mais ambientalmente conscientes se usarmos o secador de ar, mas será que essa é mesmo a melhor maneira de sairmos do banheiro com as mãos limpas?

Dois estudos recentes, um dos EUA e outro da Europa, concluem que, quando temos a opção, devemos usar toalhas de papel e não secadores de ar.

O que está no ar do banheiro?

Embora seja desagradável considerar, quando lavamos um vaso sanitário, uma grande quantidade de bactérias é espalhada do vaso para o ar circundante. Essa “brisa de banheiro” pode ter até seis metros quadrados. Se for dada a descarga do vaso sanitário com a tampa aberta, a propagação bacteriana pode ser ainda maior.

Secador de mãos x toalhas de papel

O primeiro estudo, feito pela Universidade de Connecticut (EUA), examinou o crescimento bacteriano em e ao redor dos secadores de ar. Para a análise, foram coletadas amostras do ar para ver quantas colônias bacterianas cresciam no ambiente.

Os resultados mostraram que, cada vez que o secador de mãos de ar era usado, ele espalhava um grande número de bactérias ao redor da máquina. Isso porque o secador estava puxando o ar do ambiente, que já estava cheio de bactérias da brisa do banheiro e das pessoas que haviam usado o secador anteriormente.

O outro estudo, publicado no Journal of Hospital Infection, estudou as bactérias nas paredes e no chão dos banheiros de hospitais que tinham disponíveis os dois métodos de secagem de mãos. Os banheiros com secadores de ar tinham cinco vezes mais bactérias crescendo nas superfícies em comparação com os que ofereciam apenas toalhas de papel.

Os secadores de ar espalham bactérias

Esses dois estudos (e os anteriores, com resultados similares) concluem que, se você tiver a opção, use toalhas de papel para secar as mãos. Mesmo que você lave bem suas mãos, se você usar um secador de ar, você provavelmente irá contaminar novamente a superfície da pele com bactérias que são expelidas no ar do secador. Se você não lavou bem suas mãos, a força do ar acaba espalhando seus germes ao redor do ar do banheiro.

O primeiro passo é lavar as mãos com cuidado, com sabão. Se o banheiro não tiver sabão disponível – ou limpador de mãos à base de álcool – procure um gerente. Especialmente em restaurantes, se o sabão não estiver disponível ou tiver terminado, você deve (justificadamente) se preocupar com a limpeza do resto do restaurante.

Pessoas que estão realmente preocupadas com doenças transmitidas por alimentos muitas vezes não retornam a um restaurante que não está tomando essa precaução básica. Imagine um funcionário de restaurante que usa o banheiro, sem sabão, e depois volta a cuidar de sua comida. Não é um pensamento agradável, e definitivamente não é um lugar saudável para comer!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

O que há de novo na batalha contra o HIV/Aids?

4 fatos sobre febre: é melhor tratá-la?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS