aumentar sua imunidade na era do coronavírus

Como aumentar sua imunidade na era do coronavírus

Infectologia,

Pessoas de todo o mundo querem saber como evitar o novo coronavírus. A principal medida é impedir que ele entre em seu corpo, como vimos em nosso último post. Além disso, não é uma má ideia tomar alguns cuidados para fortalecer o sistema imunológico.

É como se preparar para a batalha. Se você soubesse que sua casa está prestes a ser invadida, tomaria medidas para evitar que você e sua família se machucassem. Que medidas você pode tomar para fortalecer seu sistema imunológico e derrotar esse vírus?

O sistema imunológico é complexo, envolvendo múltiplos órgãos e células, e não existe uma pílula mágica ou medida que você possa tomar que o fortaleça. Mas há muitas mudanças no estilo de vida que ajudarão. 

Sete horas de sono (ou mais)

Pesquisas compravam que, durante o sono, suas células imunológicas são reabastecidas. Um estudo expôs 164 voluntários intencionalmente a um vírus do resfriado. Algumas pessoas ficaram doentes e outras não. Ao final, o estudo apontou que pessoas que dormiam menos de 6 horas por noite tinham 4,2 vezes mais chances de pegar o resfriado do que as pessoas que dormiam 7 ou mais horas por noite.

Boa hidratação

Se você estiver bem hidratado, seu corpo poderá liberar toxinas. Outro benefício é que as membranas mucosas dos olhos, boca e nariz (por onde o coronavírus entra) ficam mais robustas. Se essas áreas estão secas, elas ficam mais suscetíveis de serem invadidas e rompidas pelo vírus. Suas membranas mucosas são ricas em células imunológicas, mas, quando ressecadas, elas não funcionam bem.

Vitamina D adequada

Muitos suplementos são vendidos para “fortalecer seu sistema imunológico”, mas essas alegações geralmente não são suportadas por boas pesquisas. Embora os resultados tenham sido variados, estudos confiáveis sobre vitamina D mostraram que apresentar deficiência dessa vitamina torna você mais propenso a infecções. A vitamina D é especialmente importante para a produção de proteínas antibacterianas ativas no sistema respiratório. Uma boa maneira de obter vitamina D adequada é a luz solar. Outras medidas são detalhadas neste artigo.

Evite excesso de álcool

Muitos estudos demonstraram que o uso excessivo de álcool (diariamente ou em bebedeiras) torna a pessoa mais suscetível à infecção. Considerando o coronavírus, o excesso de álcool enfraquece especialmente o sistema imunológico das membranas mucosas de nossos pulmões. Além disso, o excesso de álcool altera nosso microbioma intestinal de uma maneira que prejudica a formação de células imunes. Por isso, em tempos de pandemia, limite o consumo diário de álcool – não mais que uma dose para mulheres e duas para homens.

Evite o estresse

Todo mundo acaba estressado com alguma coisa – saúde, dinheiro, trabalho, política, etc. Embora nem sempre controlável, o estresse é um risco para nossa função imunológica. Por isso, tente se preocupar menos e invista em atividades que você goste, como exercícios, alimentação saudável, hobbies, esportes (de preferência os individuais, evite os coletivos), meditação, ajuda psicológica ou uma combinação de atividades que façam você se sentir melhor.

Melhore a circulação sanguínea com exercícios

Exercícios extremos podem enfraquecer sua imunidade. Por outro lado, fazer exercícios leves a moderados diariamente estimula o sistema imunológico. O motivo é a melhora da circulação, estimulando o sangue e a linfa nas células imunes ao redor do corpo, onde são necessários. Além disso, exercícios leves, como 30 minutos de caminhada moderada por dia, também atuam como um ótimo calmante.

Dieta balanceada

Embora não existam provas de que determinados alimentos melhorem seu sistema imunológico, há pesquisas encorajadoras sugerindo que certos alimentos podem ajudar, como:

Açafrão (comido com pimenta preta)

Frutas cítricas

Brócolis

Sopa de galinha

Iogurte (com culturas ativas)

Chá verde

Especiarias como alho, gengibre e pimenta

Lembre-se: mesmo que o coronavírus entre em seu corpo, seu sistema imunológico pode derrotá-lo. Reforce seu sistema imunológico para que ele funcione bem para você.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Quatro medidas para evitar o coronavírus

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Infectologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS