médico mais amigável faz tratamentos melhores

Um médico mais amigável faz tratamentos melhores?

Geral

Você já teve a experiência de ir a um médico que passa mais tempo olhando para o computador dele do que para você? E talvez ele não seja muito comunicativo, amigável ou reconfortante? Esperamos que você também tenha tido outras experiências melhores, com um médico ou médica que olha para você, escuta suas preocupações e explica o que está acontecendo.

Como em todas as profissões, os médicos têm diferentes estilos e personalidades. Também pode ser que, durante a sua consulta, ele tenha ficado acordado a noite toda no hospital, ou tem um paciente doente com o qual está preocupado. Mas ainda assim, alguns médicos são mais gentis do que outros. A questão é: isso faz diferença na eficiência do tratamento?

Algumas pessoas se consultam com um médico hostil por ser conhecido como um dos melhores em sua especialidade. Mas ainda assim, o médico ideal é altamente competente e, ao mesmo tempo, amigável, comunicativo e tranquilizador.

Pesquisa sobre médicos simpáticos

Psicólogos da Universidade de Stanford (Califórnia) estavam interessados ​​em saber se um médico mais gentil tem maior probabilidade de fornecer melhores resultados terapêuticos para seus pacientes. Eles planejaram um experimento simples e recrutaram 76 pacientes para o estudo.

Cada paciente recebeu um “teste cutâneo de picada”, onde recebeu uma pequena picada no antebraço, e foi-lhes dito que isso era para ver se tinham alergia à substância. Na verdade, o que eles receberam foi uma pequena dose de histamina, que sempre resulta em uma mancha vermelha e pruriginosa temporária.

Poucos minutos depois da picada, quando o paciente estava com comichão, um médico veio examinar seu antebraço. Para alguns pacientes, o médico olhou para o braço, mas não disse nada substancial. Para outros pacientes, o médico disse uma frase simples: “A partir desse momento, sua reação alérgica começará a diminuir e sua erupção e irritação desaparecerão”.

Palavras de confiança são poderosas

Os resultados mostraram que os pacientes que ouviram apenas uma única frase relataram que suas reações foram menos irritantes e com coceira do que os pacientes que não ouviram nenhuma palavra de segurança do médico.

Os psicólogos de Stanford realizaram outro experimento mais elaborado, que mostrou como o efeito placebo é melhorado se um médico está mais amigável e parece mais competente. Vamos discutir esse em um post no futuro, sobre o poder do placebo.

Para médicos e pacientes

Esta pesquisa simples mostra que os médicos que apresentam um nível mínimo de simpatia e segurança resultam em pacientes que se sentem melhor e menos doentes.

Você pode encontrar um médico que seja competente e amigável. Em nosso website procuramed.com, nós encorajamos comentários e avaliações sobre os médicos. No entanto, a melhor maneira de encontrar um médico competente e amigável é obter uma indicação de um amigo ou familiar que tenha se consultado com aquele profissional. Mas se você não tiver essas informações disponíveis, pode consultar procuramed.com e procurar médicos que tenham sido recomendados por outros pacientes e / ou tenham comentários positivos!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Referências médicas boca a boca passaram para on-line

Como auto monitorar sua pressão arterial em casa

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS