se preparar para uma cirurgia eletiva

Como se preparar para uma cirurgia eletiva

Geral

Se você estivesse planejando uma corrida de 5 km, não apareceria no dia da corrida sem se preparar – você treinaria antes para saber que poderia terminar a corrida. O mesmo deveria acontecer quando você faz uma cirurgia e coloca seu corpo sob estresse.

Certos hospitais começaram programas para fazer exatamente isso. Eles instruem os pacientes que têm uma cirurgia programada para fazer alguma preparação mental e física para que seus corpos tolerem melhor o estresse da cirurgia. É claro que, para cirurgias de emergência, esse tipo de preparação é impraticável. Mas ela é bastante útil para pessoas que planejam cirurgias estéticas ou procedimentos ortopédicos, como uma prótese de quadril.

Melhores resultados cirúrgicos

A Duke University Medical Center (Carolina do Norte, EUA) tem um programa para instruir pacientes cirúrgicos e estudou se ele realmente os ajuda a ter uma melhor experiência cirúrgica e hospitalar. Foram estudados 326 adultos com 65 anos ou mais, programados para cirurgia abdominal eletiva.

Esses pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo completou o programa de preparação pré-operatória e o outro grupo recebeu apenas as instruções pré-operatórias padrão.

Os resultados

Os pacientes do grupo que completaram o programa de preparação pré-operatória tiveram menor tempo de internação (4 dias x 6 dias para os pacientes regulares) e uma menor taxa de necessidade de serem hospitalizados novamente dentro de uma semana após a alta (2,8% x 9,9%).

Outras universidades chegaram a conclusões que reforçam esses dados. Estudo realizado no Centro Médico da Universidade de Indiana mostrou uma taxa bastante reduzida de infecções hospitalares, enquanto a Universidade de Michigan apontou para “custos reduzidos de atendimento, e o programa foi bem aceito pelos pacientes”.

A maioria dos hospitais não tem um programa como este, mas você pode tomar muitas das medidas por conta própria. Aqui está um resumo. Discuta isso com seu médico pelo menos algumas semanas antes da cirurgia.

Preparação pré-operatória

Prepare sua mente

Antes de concordar com a cirurgia, entenda o procedimento, os benefícios e riscos, e como será a recuperação. Entenda que a dor pode ocorrer. Você pode ficar um pouco deprimido após a cirurgia, então aprenda algumas técnicas de relaxamento antes. Para relaxar, várias opções são válidas, de oração a meditação, música suave ou outras atividades que relaxem sua mente.

Respire e pare de fumar

Para se recuperarem bem após a anestesia e evitar uma pneumonia, seus pulmões precisam se expandir bem. Pergunte ao seu médico quais exercícios respiratórios ele recomenda. Se você fuma, você está em uma categoria de maior risco, por isso, se puder, pare pelo menos algumas semanas antes da cirurgia.

Comece a se mover e a andar

“A primeira coisa que ajuda os pacientes após a cirurgia é levantar e sair da cama”, declarou o Dr. Shelley McDonald, da Duke University. Para ajudar você a se levantar mais cedo após a cirurgia, desenvolva sua resistência antes da operação. Fortalecer seu núcleo, braços e pernas é especialmente útil. Se você não está fortalecido, comece a andar pelo menos 20 minutos por dia algumas semanas antes de sua operação.

Mantenha-se hidratado e coma bem

Especialmente 7 a 10 dias antes de sua cirurgia, verifique se você está comendo bem e está bem hidratado. Também é importante saber quando parar de comer e beber antes da cirurgia.

Quanto aos medicamentos

Muitas pessoas não pensam nisso, mas a aspirina e alguns outros medicamentos, como o ibuprofeno, podem aumentar o sangramento. Portanto, talvez seja necessário interromper esses medicamentos algumas semanas antes. Pergunte ao seu médico bem antes da data da cirurgia sobre esses medicamentos e quaisquer outros que você costuma tomar, incluindo suplementos, como vitamina E, alho ou óleo de peixe (que também pode aumentar o sangramento).

Se você fizer algum “treinamento” pré-operatório, é mais provável que você tenha um bom resultado! Fale com o seu médico!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Resultados surpreendentes em cirurgia de catarata

Cirurgias perto do fim de semana podem apresentar mais riscos

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS