injeção de cortisona nas articulações

Novo estudo sugere cautela com injeção de cortisona nas articulações

Geral,

Quando nossas articulações desgastam ao longo dos anos, surge a osteoartrite. Ela é um problema sem cura, mas há casos em que o tratamento sugerido é uma injeção de cortisona (esteroide) diretamente na articulação. De acordo com um novo estudo publicado na revista Radiology, pacientes e médicos devem estar cientes de algumas complicações potenciais das injeções.

Os principais tratamentos voltados para artrite são direcionados para reduzir a dor e a inflamação. Isso normalmente inclui pílulas anti-inflamatórias e para dor. Quando elas não são eficazes, uma injeção de cortisona pode ser recomendada.

O que é uma injeção de cortisona?

A injeção é uma combinação de um hormônio esteroide (geralmente triancinolona) com um agente anestésico de ação curta e longa na mesma injeção. É realizado com orientação ultrassônica por cirurgiões ortopédicos, reumatologistas, neurocirurgiões ou radiologistas.

Muitas pessoas percebem alívio quase instantâneo da dor após a injeção. O alívio instantâneo vem do anestésico injetado, enquanto o componente cortisona diminui a inflamação a longo prazo. O alívio dos sintomas dura de algumas semanas a seis meses.

A pesquisa recente

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston estudaram 459 pacientes que receberam injeções de esteroides no joelho ou no quadril ao longo de 2018. Eles estudaram cada um desses pacientes por alguns meses após as injeções e descobriram que 10% dos que receberam injeções na articulação do quadril e 4% que receberam injeções no joelho tiveram algum tipo de complicação.

Acredita-se que as complicações sejam causadas pelas injeções. Elas incluem aceleração da artrite; pequenas fraturas sob a cartilagem; suprimento sanguíneo diminuído ao osso, causando perda de células ósseas; e, em alguns casos, “rápida destruição articular”.

Observe que este estudo não foi controlado e não se pode dizer com certeza que as injeções causaram essas complicações, mas é preocupante. Muitos médicos consideram, em geral, que essas injeções são bastante seguras, mas este estudo e outros demonstram que é preciso ter cautela antes que esse tipo de tratamento seja realizado.

Efeito placebo?

O efeito placebo tem sido percebido desde que um estudo de referência foi publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) em 2017. Este estudo era prospectivo controlado randomizado e contou com dois grupos de pacientes. A primeira metade dos pacientes recebeu injeção com cortisona, enquanto a outra metade recebeu injeção com soro fisiológico (um placebo). Surpreendentemente, as pessoas que receberam soro fisiológico tiveram a mesma quantidade de alívio da dor que aquelas que receberam injeção com esteróide.

Este estudo questionou se o efeito da injeção de cortisona poderia ser, para muitas pessoas, um efeito placebo. Após este estudo, várias organizações de especialidades médicas, como a Academia Americana de Cirurgia Ortopédica, adotaram uma posição neutra nas injeções nas articulações. Basicamente, eles acreditam no estudo publicado no JAMA e não recomendam nem condenam as injeções, acreditando que mais estudos são necessários.

Cuidado especial para este grupo

Os pesquisadores da Universidade de Boston afirmaram, ainda, que as pessoas cujos sintomas de dor são significativamente mais graves do que o sugerido por seus raios-x ou histórico devem ter um cuidado especial antes de se submeter a injeções.

O primeiro motivo é que é possível que essas pessoas tenham um problema subjacente que não foi detectado pelo raio-x. Depois, após a injeção de esteróide, elas podem se sentir melhor e ficar mais ativas, piorando o problema subjacente.

Portanto, se o seu médico sugerir uma injeção de cortisona, pergunte a ele sobre os possíveis efeitos colaterais. É melhor fazer essa pergunta antes do que se decepcionar depois.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

O que é sarcopenia, a “nova osteoporose”?

Suplementos ajudam contra a dor da artrite do joelho?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Ortopedia e Traumatologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS