alimentos que ajudam a prevenir e aliviar a constipação

12 alimentos que ajudam a prevenir e aliviar a constipação

Para algumas pessoas, a constipação pode ser uma condição crônica. Mas, para a maioria, ela costuma ser um inconveniente ocasional que pode ser desencadeado por viagens, medicamentos, falta de atividade física, dieta inadequada ou outros fatores. Para quem não gosta ou não quer usar medicamentos, alguns alimentos e líquidos geralmente podem ajudar a aliviá-la ou evitá-la.

Alimentos que ajudam a prevenir e tratar a constipação

Água

O primeiro na nossa lista não é um alimento, mas pode ser o fator mais importante. A maioria das pessoas nem pensa nisso, mas se você estiver desidratado, o que estiver no intestino também ficará desidratado. Quando você estiver bem hidratado, suas fezes ficarão mais “lubrificadas” e viajarão com mais facilidade e rapidez pelo intestino longo.

Iogurte e kefir

Esses alimentos são probióticos, que ajudam a manter os microrganismos no intestino grosso em harmonia. Estudos mostram que comer iogurte sem sabor com culturas ativas todos os dias durante duas semanas alivia significativamente a constipação.

Lentilhas

Feijões, lentilhas, ervilhas e grão de bico são todos muito ricos em fibras, o nutriente que mais estimula a boa atividade intestinal. Além disso, eles são ricos em combinações de outros nutrientes e antioxidantes.

Sopas claras

O caldo de galinha é nutritivo, cheio de líquido e de fácil digestão. A umidade ajuda a deixar as fezes mais macias e a passarem mais rapidamente pelo intestino.

Ameixas secas

Este remédio tradicional realmente funciona. Na maioria dos estudos, a “dose” efetiva indicada fica em cerca de 10 ameixas ou 100 gramas por dia.

Farelo de trigo

O farelo de trigo é super-rico em fibras insolúveis. Uma ótima escolha é adicioná-lo um pouco à sua mistura de cereais matinais e com iogurte, se você gostar.

Brócolis

Além de estar no topo da lista de melhores legumes por muitas razões, o brócolis contém sulforafano, um composto de enxofre que ajuda a otimizar os bons microrganismos no intestino grosso.

Maçãs e peras

Cheias de fibras e água, essas frutas contêm sorbitol e frutose, ambos componentes que impulsionam a motilidade intestinal. O melhor é consumir cruas, com peles. Lembre-se que as maçãs estão no topo da lista de pesticidas, então compre orgânicas, se você puder, e lave bem.

Uvas

Assim como maçãs, as uvas são ricas em fibras e água – mas também em pesticidas, por isso, busque comprar orgânicas quando possível e lave bem.

Kiwi

Contém a enzima actinidina que promove a motilidade digestiva. Também é rico em vitamina C, antioxidantes e carotenóides. Kiwis são compostos por cerca de 83% de água.

Pães integrais, cereais, massas

Tente sempre escolher grãos integrais em vez de brancos. Eles são muito mais ricos em fibras e nutrientes. Se eles não têm um gosto muito bom para você, com o tempo, adicione-os lentamente aos produtos de massa branca até aprender a apreciar o sabor. Seu paladar vai se ajustar e sua saúde vai agradecer!

Azeite

Um alimento cinco estrelas por muitas razões, entre elas por ter um efeito laxante suave e bom para incluir na sua dieta diária.

Chucrute

Talvez algo não para sua dieta diária, mas o chucrute é outro alimento rico em organismos probióticos fantásticos para ajudar a otimizar seu micro-ambiente do intestino grosso. Duas colheres de sopa por dia são tão eficazes quanto tomar um suplemento probiótico.

Todos esses alimentos e líquidos são bons, mas não se esqueça de outro fator: inatividade ou sedentarismo. Isso é uma receita para má digestão e constipação. Continue se mexendo e andando!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Taxas de câncer de cólon e reto aumentam em pessoas com menos de 50 anos

Café pode reduzir riscos de câncer do cólon

Esta postagem também está disponível em: Inglês