causas comuns de mau hálito

11 causas comuns de mau hálito

Doenças, Gastroenterologia

A halitose, também conhecida como mau hálito, é uma condição comum e constrangedora. Muitas vezes, a pessoa que a possui não percebe isso, e outros, que sabem do problema, não contam à pessoa afetada. Basta pensar no número de propagandas de pastilhas e enxaguatórios bucais que prometem combater o mau hálito para se dar conta da extensão do problema.

Algumas pessoas que sabem que têm mau hálito farão quase tudo para curá-lo. Quando não tratado, ele pode ser um fator decisivo para os relacionamentos, pode impedir que um bom funcionário seja promovido ou um vendedor faça vendas.

No nosso post de hoje, vamos falar sobre 11 causas comuns da halitose. Nosso próximo post, falaremos sobre prevenção e tratamento.

Causas comuns do mau hálito

Má higiene bucal

A causa mais comum do mau hálito é a má higiene bucal. Restos de alimentos que ficam nas superfícies dos dentes, entre os dentes, nas gengivas, na língua ou nos aparelhos dentários produzirão bactérias que geram gases desagradáveis. Se você tem gengivite (infecção crônica da gengiva) ou cáries, o problema será ainda pior.

Comida e bebida

Após a digestão de alimentos com cheiro forte, como cebola, alho e muitas especiarias, os produtos de degradação são transportados para os pulmões – e faz com que você exale o cheiro ao seu redor. Café e álcool também são causas comuns de mau hálito temporário. Escovar os dentes não ajudará muito nessa situação.

Certas dietas

Dietas muito baixas em carboidratos, que exigem jejum ou que são muito radicais podem levar seu corpo a quebrar a gordura para obter energia. Isso produz cetonas fétidas que você exala. Uma dieta rica em proteínas, especialmente proteínas animais, também pode contribuir para a produção de cetona.

Medicamentos

Alguns medicamentos, como nitratos, quimioterapia, certos tranquilizantes, grandes doses de suplementos ou de ervas também podem ter o efeito colateral do mau hálito. Qualquer medicação (como anticolinérgicos) que diminui a saliva e seca a boca podem piorar o mau hálito.

Respiração bucal

Se o nariz estiver obstruído devido a alergias ou alguma obstrução anatômica, você respirará pela boca e secará rapidamente a saliva. A saliva é o lubrificante oral da natureza que ajuda a remover partículas dos alimentos e bactérias, e também neutraliza os ácidos orais. Logo, respirar pela boca pode causar mau hálito.

Desidratação

Talvez esteja quente ou você tenha se exercitado ou simplesmente não tenha tomado água suficiente. Seu fluxo salivar diminuirá e, assim, seu fluido de limpeza natural estará esgotado.

Problemas de refluxo ou estômago

Esta é uma causa comum que muitas pessoas nunca pensam. Ácidos estomacais chegando em seu esôfago cheiram mal. Se você está infectado com a bactéria H. pylori, que causa a maioria das úlceras estomacais e duodenais, essas bactérias produzem gases que chegam até a boca.

Condições médicas

Infecções sinusais crônicas com gotejamento pós-nasal, infecções crônicas de tonsilas ou pulmões, diabetes descontrolado, certas condições hepáticas ou renais, distúrbios metabólicos e até mesmo alguns tipos de câncer podem produzir químicos de mau cheiro que são exalados.

Cigarros

Esse hábito dá pelo menos três motivos para tornar sua exalação ruim: seca a boca, danifica os dentes e as gengivas, além do próprio cigarro produzir gases com mau cheiro.

Mau hálito matinal

Uma pessoa que respira pela boca à noite ou ronca (muitas vezes devido à obesidade) desenvolve uma boca seca e geralmente tem mau hálito quando acorda. Somente depois que eles bebem líquidos claros, como a água, isso melhora.

Halitofobia

Acredita-se que até 1% das pessoas tenham essa condição. Halitofobia é quando você acredita que tem mau hálito, mas não. Mesmo depois de confirmado por um dentista e amigos que não há problema, algumas pessoas ficam tão obcecadas com isso que evitam se aproximar de outras. Pode ser uma (não) condição séria.

Note que o mau hálito pode ser resultado de várias dessas questões agindo em conjunto. Em nosso próximo post, discutimos maneiras de curar o problema.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Qual é o seu microbioma e porque é seu amigo

Como melhorar seu microbioma interno

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS