Tai Chi é muito saudável

O que é Tai Chi e por que pode ser muito saudável para você?

Fitness

Você provavelmente já viu pessoas em parques ou ao longo da praia, individualmente ou em grupos, fazendo tai chi. Este exercício (ou prática) é milenar, mas agora está se tornando popular nos países ocidentais. Pode ser o oposto da tendência atual de rotinas rápidas e extenuantes como cross-fit, mas vamos ver como o tai chi pode ser uma boa opção para você.

Por que tai chi pode ser bom para você?

Baixo impacto

Baixo risco de lesão

Relaxa sua mente

Não é necessário nenhum peso ou equipamento

Os músculos ficam mais relaxados do que tensos

Os movimentos nunca são forçados

As articulações não ficam totalmente dobradas ou flexionadas

Pode ser feito pela maioria das pessoas, até mesmo em uma cadeira de rodas.

Tai chi e os benefícios para a saúde

Pode ser difícil imaginar que um exercício tão lento possa trazer benefícios de saúde tão poderosos, mas isso é o que uma pesquisa extensiva mostrou. Você pode pensar em tai chi como “meditação em movimento” – e alguns chegam a chamar de “medicação em movimento”.

Estudos concluem que ele ajuda a promover a paz interior, a combater a depressão e a ansiedade, reduz o estresse e a pressão arterial, diminui a inflamação, melhora a imunidade, o tempo de reação e o equilíbrio e minimiza o risco de queda. A prática melhora a aptidão geral, resistência, flexibilidade e força.

Estudos médicos de tai chi

O diretor do Osher Centro de Medicina Integrativa da Harvard Medical School diz que mais de 600 pesquisas acadêmicas reforçam os benefícios do tai chi para a saúde.

Por exemplo, um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society aponta redução de 43% de quedas perigosas no primeiro ano de aprendizado da prática. Especialmente em adultos mais velhos, a queda pode resultar em fraturas incapacitantes, particularmente no quadril.

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology concluiu que o tai chi era quase tão bom quanto a corrida para reduzir o risco de morte precoce em homens.

Base filosófica de tai chi

Tai Chi é baseado em duas crenças básicas na filosofia chinesa; Qi e Yin-Yang. Qi é a força da energia que flui através do seu corpo, e tai chi é usado para desbloquear e incentivar o fluxo dessa energia. Yin e yang são forças opostas no universo que devem ser mantidas em equilíbrio. Acredita-se que o tai chi melhore esse equilíbrio.

Os movimentos

Os movimentos se baseiem nas ações dos animais (por exemplo, “garça branca espalha suas asas”) e algumas rotinas de artes marciais. Você se move devagar e respira profundamente, mas naturalmente, e foca sua atenção em seu corpo, como na meditação. Neste caso, a atenção é sobre como seu corpo se move. Os movimentos são frequentemente circulares, nunca forçados.

Como fazer

A melhor maneira é encontrar uma escola na sua região. Se você passar por alguém fazendo, pergunte se pode recomendar um professor. Você também pode encontrar vídeos no YouTube (Sociedade Brasileira de Tai Chi), que demonstram a prática. Recomendamos que você tente. É uma coisa linda, para seu corpo e mente.

Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental

 

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como a dança ajuda a aumentar nosso cérebro

9 maneiras de saber se você está desidratado

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS