O que é sarcopenia?

O que é sarcopenia, a “nova osteoporose”?

Todos nós já ouvimos falar de osteoporose, mas provavelmente você nunca ouviu falar de sarcopenia. A osteoporose é uma perda progressiva da massa óssea à medida que envelhecemos. A sarcopenia é semelhante, mas afeta nossos músculos.

Quando chegamos aos 40 anos, começamos a perder massa muscular e força. É normal que, aos 70 anos, não tenhamos a mesma força que tínhamos aos 40. A sarcopenia é uma forma ainda mais grave dessa perda muscular. Estima-se que ela afete 10% das pessoas na casa dos 60 anos, e até 50% das pessoas aos 80 anos.

Todos nós, até mesmo pessoas que não atendem à definição clínica de sarcopenia, perdemos músculos à medida que envelhecemos, mas há maneiras de diminuir significativamente esse processo e evitar a sarcopenia.

O que causa a sarcopenia?

Os músculos dos homens sofrem de uma perda progressiva de testosterona a partir da meia idade, e as mulheres experimentam mais perda muscular a partir da menopausa. Um estilo de vida sedentário promove perda de massa muscular e a maioria das pessoas diminui seus níveis de exercício à medida que envelhecem. O terceiro fator é uma dieta inadequada, com calorias insuficientes e pouca ingestão de proteína.

Outro fator é um aumento do nível de inflamação do corpo inteiro. Essa inflamação aumenta se tivermos outras doenças crônicas, ou fumarmos, ou se comermos muito açúcar e gordura trans. O consumo inadequado de frutas e vegetais também contribui para a inflamação.

Quais os sintomas da sarcopenia?

Muitas vezes, não conseguimos identificar alguém que tenha sarcopenia porque a perda de tecido muscular é tipicamente disfarçada por um aumento de gordura. Sob o microscópio, músculos com sarcopenia são substituídos por tecido adiposo e fibroso à medida que as células musculares degeneram. Apesar da pessoa com sarcopenia parecer bem, ela irá se cansar mais facilmente, terá mais dificuldade para subir escadas e mais dificuldade para levantar e transportar coisas.

Sarcopenia pode ser tratada?

Sim, pesquisas mostram que ela pode ser prevenida e tratada, mesmo em pessoas muito idosas. Um estudo surpreendente foi publicado no Journal of American Medical Association em 1990. Os pesquisadores encontraram 10 voluntários com mais de 90 anos, já em lares de idosos. Após um programa de treinamento de peso adequado para a idade, com alta intensidade e realizado ao longo de 8 semanas, o ganho de força médio entre os voluntários foi de 174% e a velocidade de caminhada aumentada em 48%. Se as pessoas em seus 90 anos podem melhorar assim, você também pode.

Por que a sarcopenia é grave?

Pessoas com sarcopenia têm um risco muito maior de cair e sofrer fraturas. Isso muitas vezes leva à hospitalização, a mais inatividade e o processo piora. Mesmo pessoas com sarcopenia que não sofrem fraturas têm mais fadiga do que deveriam com a idade. A fadiga e a fraqueza geral as tornam ainda mais propensas ao sedentarismo, e um círculo vicioso começa. As pessoas que não tratam da sarcopenia têm um risco muito maior de morte prematura.

Qual é o tratamento?

Felizmente, a sarcopenia é mais fácil de prevenir e tratar do que a osteoporose. Em nosso próximo post, vamos falar mais sobre isso.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Dores pós-treino? Como diferenciar a dor boa da dor ruim

Para ter melhores resultados, exercite-se sem pensar muito

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês