parceiros de treino podem ajudar a diminuir a solidão dos homens

Como parceiros de treino podem ajudar a diminuir a solidão dos homens

Fitness

Nesta era de mídia social sempre ligada, pesquisas mostram que mais pessoas estão sozinhas agora do que antes da era da internet. Um grupo que foi particularmente atingido nesse sentido é o de homens de meia-idade e mais velhos.

É importante observar a diferença entre estar sozinho e viver a solidão. A solidão é uma sensação de isolamento persistente. Ela é marcada por um sentimento de que você não tem bons amigos em quem confiar. Um homem pode ser casado e ter “amigos” no trabalho, mas ainda assim ser solitário. Muitos homens, quando passam dos 30 anos, acabam com mais problemas para encontrar e fazer amigos.

Solidão = perigo para a saúde

As pessoas mais solitárias são mais propensas ao estresse mental e à disfunção, assim como a ansiedade, abuso de substâncias e depressão. Pesquisas apontam que elas também podem apresentar mais problemas físicos.

Por exemplo, um estudo finlandês-britânico de 2018 contou com a participação de cerca de 500.000 homens. Os resultados, publicados na revista Heart, mostraram que os homens que relataram estar mais solitários tiveram um aumento significativo na taxa de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte durante os 7 anos de estudo.

Por que homens?

Os homens são menos propensos do que as mulheres a fazer convites sociais para outros homens e não priorizam os amigos tanto quanto as mulheres. Os homens também são menos propensos a compartilhar sentimentos e admitir a solidão. Alguns estudos mostram que, quanto mais “masculino” o homem acredita ser, menor a probabilidade de admitir a solidão (ou mesmo qualquer defeito social).

Uma boa solução!

Homens, mais do que mulheres, costumam ser melhores em encontrar amigos por meio de atividades. Isto dá uma ótima solução para o problema da solidão e ajuda a satisfazer suas necessidades de saúde física. Assim, achar um parceiro ou parceiros de treino pode ser uma ótima opção!

Parceiros de treino

Os homens podem encontrar parceiros para se exercitar na academia, em um clube de futebol ou em uma quadra de basquete. Correr é uma atividade que gera grupos, e muitos homens são mais capazes de se abrir para outro homem quando correm ou se exercitam ao lado dele. Grupos de bicicleta ou natação são outras opções. Outra coisa boa sobre esses grupos é que eles geralmente são compostos por uma ampla gama de idades, ocupações e origens.

Dicas para homens e mulheres

Se você estiver em um relacionamento com um homem, você terá um relacionamento melhor se ele tiver amigos fora do seu círculo para que ele compartilhe experiências e preocupações. Incentive-o a participar de um grupo de atividades consistente com seus interesses.

Se você é um homem, pense em como é melhor ter outros amigos com quem compartilhar. Busque um parceiro ou parceiros de treino. Você vai liberar sua mente e melhorar sua saúde ao mesmo tempo!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Uma maneira mais rápida de se fazer musculação

A prancha é o melhor exercício para os músculos do core

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS