O ombro: conhecendo a Lesão do Manguito Rotador

Convidado, Fitness,

  Hoje, convidamos um cirurgião ortopédico para falar sobre lesões no manguito rotador, um problema comum que afeta o ombro. Dr. Mauricio Raffaeli, que atende no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP) e é instrutor associado para cirurgia de ombro e cotovelo no Instituto NAEON/SP.

O Manguito Rotador é um conjunto de 4 tendões e músculos localizados no ombro, junto à parte óssea. Ele é parcialmente responsável por manter o ombro no lugar (temos os ligamentos também) e permite nossa grande amplitude de movimentos do ombro.

Causas das Lesões do Manguito Rotador

A lesão do manguito pode ser causada por diversos fatores, dentre eles: traumas, movimentos de repetição, compressão por partes ósseas locais e fragilidade decorrentes da idade, sendo estes as principais causas estudadas.

Sintomas

   Os sintomas desta doença normalmente são relacionados a movimentos específicos, relacionados a qual tendão do manguito está afetado. Frequentemente essa dor ocorre no ombro e parte lateral do braço e muitas vezes chega até o cotovelo. Perda de força em determinados movimentos e a presença de dor noturna também são características das doenças do manguito rotador.

O Manguito Rotador

Diagnóstico 

   O diagnóstico desta lesão é realizado por meio de uma boa história médica e exames realizados pelo médico específicos para cada tendão acometido. Podem ser confirmados pela realização de uma ultrassonografia ou por uma ressonância magnética do ombro. Esses exames confirmam qual tendão está acometido e a gravidade da lesão encontrada. Também mostram se a lesão acomete parcial ou totalmente o tendão, o tamanho desta lesão, quantos tendões estão acometidos e a qualidade dos tendões doentes.

Tratamento

   O tratamento desta doença engloba o uso de medicações e infiltrações (indicados pelo médico) para aliviar as dores. Também exige fisioterapia, principalmente nas lesões parciais do manguito, buscando melhora dos sintomas e recuperação da função do ombro. Quando apresenta comprometimento importante do tendão, a cirurgia é indicada para reparar essa lesão, sendo feita por artroscopia (pequenos cortes e uso de uma câmera para realizar a cirurgia) ou por cortes maiores, visualizando os tendões doentes. 

Em casos extremos e graves, pode ser indicada a colocação de prótese no ombro (troca da articulação por uma articulação artificial). No caso dos procedimentos cirúrgicos, o paciente deve apresentar condições boas de saúde, para que todo o procedimento corra bem.

Para maiores informações, incluindo vídeos, visite do site www.ombroecotovelo.org

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até www.procuramed.com

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Ortopedia e Traumatologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS