Exercício de alta intensidade (HIIT) é melhor para perda de peso

Exercício de alta intensidade (HIIT) é melhor para perda de peso, aponta estudo

Fitness, ,

Um estudo brasileiro, publicado no British Medical Journal, concluiu que tiros curtos de exercícios de alta intensidade (HIIT) são melhores para perda de peso do que exercícios mais longos e menos intensos. Isso difere do conselho tradicional de que períodos mais longos de exercício moderado são melhores.

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás chegaram a essas conclusões após revisarem 36 estudos anteriores, que, no total, envolveram 1.098 homens e mulheres. Eles queriam ver se as pessoas que faziam o exercício HIIT (com menos de 15 minutos de duração) perderam mais ou menos gordura e peso do que as pessoas que faziam exercícios mais convencionais (de 30 a 45 minutos de duração).

Resultados: HIIT é melhor

Ao totalizar os estudos, os pesquisadores da UFG descobriram que as pessoas em ambos os grupos – aquelas que realizaram exercícios de HIIT e aquelas que fizeram exercícios convencionais – perderam gordura e peso. Mas aqueles que fizeram HIIT perderam 28% mais peso que os praticantes de exercícios convencionais. A perda de peso média do HIIT foi de 1,58 kg contra 1,13 kg para os exercícios convencionais.

Exercícios moderados queimam mais calorias

Os resultados que mostram maior perda de peso para o HIIT são interessantes, uma vez que as pessoas que realizaram o exercício convencional queimaram mais calorias. Isso ocorre porque as rotinas moderadas exigiam um compromisso de tempo muito mais longo do que as rotinas HIIT.

Mas o HIIT é melhor para peso

Os pesquisadores deste e de outros estudos acreditam que os praticantes do HIIT perdem mais peso porque o HIIT estimula os músculos de maneira diferente. O HIIT exige que os músculos usem sua glicose muito mais rápido que o exercício mais lento, levando a mudanças no metabolismo da insulina.

Seus corpos desenvolvem mais sensibilidade à insulina, o que é bom para a perda de gordura. Além disso, o HIIT leva a uma queda mais acentuada nos hormônios do apetite, portanto, os praticantes podem ter menos fome durante o dia e comer menos.

Os pesquisadores descobriram que sprints eram a maneira mais eficaz de perder peso com o HIIT. Uma típica corrida de sprint dura 30 segundos de velocidade máxima, seguida de 4 minutos de recuperação (marcha lenta ou jogging), e a sequência é repetida 3 ou 4 vezes. Mas esta é a rotina mais difícil para o HIIT, e a maioria das pessoas não está tão fisicamente em forma para executá-la.

Como posso fazer o HIIT?

Uma coisa boa sobre o HIIT é que você provavelmente pode modificar o seu exercício favorito atual e torná-lo uma rotina HIIT. Se você gosta de correr, nadar, andar de bicicleta, andar rápido ou usar máquinas aeróbicas (escadas, elípticas, remo ou bicicleta), você pode transformá-las em HIIT. Você pode até modificar uma rotina de levantamento de peso para um HIIT. Peça ajuda a um treinador na academia se você quiser tentar.

Neste post anterior demos um exemplo de uma rotina simples de HIIT, que pode até ser bom para pessoas idosas em forma. A ideia básica do HIIT é intercalar 15 segundos a 1 minuto de exercício intenso com 1 a 4 minutos sem exercício ou exercício muito lento. Esta rotina rápida e lenta é repetida de 3 a 4 vezes.

O HIIT é exigente para o corpo e não deve ser feito mais de 2 a 3 vezes por semana para que o corpo possa se recuperar (você pode fazer rotinas de exercícios moderados em outras ocasiões durante a semana). Para a maioria dos iniciantes, é melhor começar com os treinos tradicionais antes de fazer a transição para o HIIT.

Para fazer o HIIT, você precisa estar em boas condições físicas. Se você tiver alguma dúvida sobre sua condição cardiovascular, fale com seu médico primeiro. Se você concluir que gosta do HIIT, verá que ele exige menos tempo e pode lhe dar maior perda de peso também.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

O exercício HIIT pode manter suas células mais jovens?

HIIT: O exercício intervalado de alta intensidade

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS