caminhar de maneira mais saudável

Como podemos caminhar de maneira mais saudável

Fitness, ,

Imagine que, em algum momento no futuro, você tivesse que escolher apenas um exercício para fazer. O que você escolheria? Corrida? Levantamento de peso? Futebol? Andar de bicicleta? Escolheríamos caminhar. A caminhada apresenta risco mínimo de lesões e traz muitos benefícios à saúde. E agora, quando muitas pessoas estão evitando a academia, caminhar também é uma boa escolha.

A maioria das pessoas não pensa em “técnica” quando caminha. Nós apenas caminhamos, como sempre fizemos. Mas, como qualquer “esporte”, existem maneiras que podem nos auxiliar a andar de forma mais inteligente e melhor. É possível caminhar de uma maneira que traga mais benefícios e menos chance de lesões.

É isso que queremos mostrar hoje. Aqui estão seis dicas de Harvard Health Letter.

1) Fique ereto

Muitos de nós gastamos muito tempo curvados sobre nossos computadores e continuamos nessa posição quando caminhamos. Essa postura, quando andamos, torna a respiração um pouco mais difícil e pode causar tensão nas costas. Experimente o seguinte ao caminhar: estenda a coluna para cima. Imagine que você está sendo levantado pelo topo de sua cabeça. Para mostrar a diferença, coloque os polegares nas costelas inferiores e as pontas dos dedos nos quadris, depois fique ereto. Veja como a distância da sua coluna aumenta. É isso que você precisa notar quando anda.

2) Olhos para cima

Se você passa muito tempo olhando para os pés enquanto caminha, está causando estresse nas costas e no pescoço. O melhor alvo para os seus olhos está cerca de 3 a 6 metros à sua frente. Dessa forma, você pode detectar a maioria dos obstáculos, enquanto diminui a tensão na parte superior do corpo.

3) Ombros para trás e para baixo, relaxados

Role os ombros para cima, para trás e para baixo. Certifique-se de que seus ombros não estejam puxados para frente em direção às orelhas. Isso permite menos tensão na parte superior do corpo e um balanço mais livre dos braços.

4) Movimente os braços

Na caminhada, é importante que seus braços balancem a partir dos ombros, não dos cotovelos. Eles devem balançar para frente e para trás, como um pêndulo, e não na frente de seu peito. Não balance mais alto do que o seu peito.

5) Pélvis neutra

Mantenha sua pelve em uma posição neutra. Não coloque o cóccix para trás ou estique o estômago. Tente manter os músculos abdominais contraídos.

6) Dê um passo leve e gire o pé

Seu objetivo é dar passos suaves e silenciosos. Ao dar um passo, role o pé no chão, do calcanhar até o dedo do pé. Isso é melhor do que pisar com o pé apoiado todo de uma vez no chão. Não jogue o pé muito para a frente, o que aumenta o impacto nas articulações.

Esperamos que essas dicas ajudem você a andar melhor, com menos tensão no pescoço e nas costas. Se você puder sair com segurança, ótimo. Se precisar fazer isso dentro de casa, você pode andar de um cômodo a outro por 20 minutos todos os dias. Pode ser chato, mas tente fazer ouvindo alguma música animada. Finalmente, se você tem escadas onde mora, isso não é uma maldição, mas uma bênção. Subir e descer escadas é mais difícil, mas ainda melhor para sua saúde. Se puder, combine escadas com caminhadas normais!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como lidar com o esgotamento em tempos de COVID-19

6 princípios para um melhor distanciamento social

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Medicina Esportiva, Ortopedia e Traumatologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS