"Cardio em jejum"

“Cardio em jejum” pode ajudar a queimar mais gordura

Fitness, ,

Pesquisas recentes da Universidade de Bath, na Inglaterra, mostram que fazer exercício com o estômago vazio resulta em mais perda de gordura do que se exercitar após uma refeição. O “cardio em jejum” tem sido uma opção recorrente, em especial para pessoas que têm dificuldade em perder peso por outros meios.

O termo “cardio em jejum” costuma ser mais familiar para pessoas que já sabem sobre jejum intermitente e seus benefícios para a saúde. A atividade consiste basicamente em fazer exercícios aeróbicos, geralmente pela manhã, antes da primeira refeição do dia.

Por que o cardio em jejum funciona

Fazer exercícios aeróbicos em jejum faz bastante sentido quando pensamos em como funciona nosso metabolismo. Se você come antes do exercício, geralmente queima calorias da glicose obtida dos alimentos que ingeriu recentemente. Se você estiver em jejum, terá mais chances de queimar calorias dos açúcares e gorduras armazenados.

O estudo britânico

O estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism envolveu 30 homens com excesso de peso e sedentários. Eles foram divididos aleatoriamente em três grupos de 10 homens cada. O primeiro grupo, chamado grupo controle, não fez nada de diferente durante o estudo de seis semanas.

Os outros dois grupos foram submetidos a uma rotina de exercícios nas seis semanas de duração do estudo. Cada um dos homens nos dois grupos fez um programa de exercícios matinais em uma bicicleta ergométrica, em ritmo moderado. Durante o exercício, eles foram monitorados com monitores cardíacos e máscaras faciais para medir a quantidade de queima de gordura e açúcar.

Um dos grupos de exercícios bebeu um shake calórico de baunilha 2 horas antes do exercício e, após o exercício, uma bebida que era basicamente água com sabor e sem calorias. O terceiro grupo de homens bebeu essa bebida sem calorias 2 horas antes do exercício e, após o exercício, bebeu o shake com calorias.

Os resultados

Após seis semanas, todos os homens estavam em melhores condições físicas. Foi percebia, porém, uma diferença significativa nos resultados dos exercícios: o grupo que se exercitou após beber apenas água com sabor (cardio em jejum) perdeu quase 50% mais calorias de gordura do que os homens que bebiam a bebida rica em calorias antes do exercício. Ambos os grupos queimaram quase o mesmo número de calorias totais, mas o grupo que fez cardio em jejum perdeu mais calorias de gordura.

Alguns estudos anteriores, semelhantes a este estudo, mostraram os mesmos resultados. Embora existam outros estudos que mostram que o cardio em jejum não produz resultados tão significativos, o estudo britânico foi particularmente bem realizado (cego e randomizado), o que faz com que consideremos os resultados com alguma confiança.

O que isto significa

Se você se exercita depois de comer, pode tentar fazer cardio em jejum para ver se, ao longo de algumas semanas, obtém melhores resultados. Se você se exercita de manhã, simplesmente não coma antes disso. Mas se preferir se exercitar à noite, tente não comer por 4 horas ou mais antes do exercício. Em qualquer situação, lembre-se de que você deve se manter hidratado, portanto, beba a quantidade de água que precisar.

Alguns cuidados

Você precisa estar em boas condições de saúde para realizar qualquer programa de jejum, incluindo atividades aeróbicas. Se o seu exercício exigir energia rápida, como corrida de velocidade, é melhor comer antes.

Um treino de cardio em jejum não deve durar mais que 60 minutos e deve ser com intensidade baixa a moderada. Embora a maioria das pessoas não perceba nenhum problema quando se exercita com o estômago vazio, há quem se sinta tonto ou simplesmente não se sinta confortável. Se for o seu caso, não force seu metabolismo. Lembre-se que qualquer exercício é bom para a saúde, desde que você respeite os limites do seu corpo.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como o jejum intermitente pode melhorar a saúde

Como você pode experimentar o jejum intermitente

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Endocrinologia, Medicina Esportiva. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS