tira férias dos exercícios

O que acontece quando você tira férias dos exercícios?

O que acontece com nossos corpos quando “tiramos férias do exercício”? Dois estudos recentes, um da Universidade de Liverpool (Inglaterra) e outro da Universidade McMaster (Canadá), tentaram mostrar o que acontece quando adultos normalmente ativos param de se exercitar por algumas semanas.

Quando jovens estudantes deixam de se exercitar

Até recentemente, grande parte da pesquisa sobre pessoas ativas que param o exercício era feita em estudantes universitários saudáveis. Os estudantes que mudam repentinamente de ativos para uma vida sedentária por algumas semanas desenvolvem níveis mais altos de glicose no sangue e seus tecidos se tornam menos sensíveis à insulina. Mas depois, quando voltam ao exercício, o metabolismo rapidamente volta ao normal. E se você não for um estudante ativo?

Quando jovens adultos deixam de se exercitar

O estudo da Universidade de Liverpool foi projetado para ver o que acontece com adultos um pouco mais velhos do que estudantes universitários. Os pesquisadores estudaram 45 homens e mulheres, com idade média de 36 anos, todos saudáveis ​​e ativos. Durante duas semanas, os voluntários reduziram sua atividade de uma média de 10.000 passos por dia para menos de 2.000 passos. Eles foram convidados a permanecer sentados por 3 horas por dia a mais do que o habitual.

No final de duas semanas de menos atividade física, o metabolismo deles também havia diminuído significativamente. Seus níveis de açúcar no sangue aumentaram, seus tecidos se tornaram muito menos sensíveis à insulina. Eles engordaram no abdômen e ao redor do fígado. Seus níveis de colesterol subiram e eles começaram a perder massa muscular nas pernas.

Mas depois que voltaram às suas atividades normais, a maioria, mas não todos, voltou ao normal metabolicamente. Alguns continuaram a ter ligeiros problemas com a sensibilidade à insulina, mesmo depois de voltarem a um estilo de vida ativo. Mas a boa notícia é que a maioria, como os estudantes universitários, se recuperou. E quanto aos adultos mais velhos?

Quando adultos mais velhos param de se exercitar

O estudo da McMaster University examinou 22 homens e mulheres com idade média de 69 anos. Eles eram basicamente saudáveis, mas com excesso de peso. Nenhum dos voluntários era diabético, mas seus níveis de glicose em jejum eram levemente altos. Eles eram pessoas ativas, que normalmente caminhavam mais de 7.000 passos por dia. Então eles foram estudados após 2 semanas de menos atividade.

Nesse grupo de adultos, eles sofreram os mesmos problemas metabólicos que os mais jovens, mas as mudanças foram mais graves. Alguns foram retirados do estudo porque avançaram para o diabetes.

Depois de retornarem à atividade normal, a maioria melhorou, mas o metabolismo não voltou ao normal. Além de ter problemas persistentes de glicose, eles mostraram problemas para formar um novo tecido muscular.

O que isto significa

Se você é mais jovem e “tira férias” do exercício por algumas semanas, provavelmente não sofrerá nenhum efeito a longo prazo. No entanto, os idosos enfrentam a possibilidade de não recuperarem o controle glicêmico e sofrerem perda muscular permanente.

Pessoas idosas em alto risco

As pessoas mais velhas são mais propensas a ficar inativas após uma lesão, como uma queda. Durante esse tempo, para preservar sua saúde, eles devem continuar a se mover o máximo que puderem. Um fisioterapeuta pode sugerir maneiras de realizar isso, mesmo dentro de casa ou em um hospital.

Pessoas mais jovens

Embora as pessoas mais jovens provavelmente voltem ao normal depois da inatividade, elas se sentirão (e parecerão) melhores se continuarem fazendo algum exercício. Mesmo se você estiver de férias, caminhe ou corra em sua nova localização, talvez use uma academia de hotel ou encontre uma academia que venda um passe de uma semana. E onde quer que você esteja, você pode fazer flexões, agachamentos e abdominais. O melhor conselho é: não pare de se mexer!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Levantar pesos pode ser bom para tratar depressão

O exercício HIIT pode manter suas células mais jovens?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Category : Fitness