evantamento de peso ajudar você a emagrecer

Como o levantamento de peso pode ajudar você a emagrecer

Endocrinologia, Fitness

Perder peso não é uma tarefa fácil, especialmente quando você se aproxima ou passa da meia idade. Cortar calorias pode funcionar, mas, se você for uma pessoa sedentária, terá mais sucesso se também começar a se exercitar. Uma pesquisa que acaba de ser publicada na revista médica Obesity sugere que um programa de exercícios que inclua levantamento de peso pode ser mais eficaz para emagrecer do que um programa baseado unicamente na caminhada.

Muitas pessoas ganham peso na meia idade, de 0,5 a 1 quilograma por ano, a menos que façam um esforço ativo para manter o peso. E esse esforço vale a pena. Se você ganhar peso, você provavelmente ganhará gordura, não músculos – o que pode acabar em um ciclo vicioso de ganho de peso.

Ciclo vicioso de ganho de peso

Uma razão desse efeito é que a gordura é um “tecido metabolicamente inativo” em comparação com o músculo. Se você carrega muita gordura, retarda o seu metabolismo em geral, e é mais fácil ganhar ainda mais peso. Por outro lado, se você tem mais tecido muscular, o músculo é muito mais “metabolicamente ativo”, assim você tende a ganhar menos peso porque o músculo acelera seu metabolismo em geral.

A maneira ideal de perder peso e emagrecer

O ponto chave é perder mais gordura que músculo quando emagrecer. Como você pode fazer isso? O estudo publicado em Obesity sugere que você corte calorias e comece a levantar pesos, de preferência 3 a 4 vezes por semana. Se você unir musculação com caminhadas, será ainda melhor, mas começar um programa de levantamento de peso é essencial.

O estudo

Os pesquisadores estudaram 249 pessoas adultas durante 18 meses. Os participantes eram 72% do sexo feminino e 28% masculino, com 60 anos de idade ou mais. Todos os voluntários não se exercitavam e estavam obesos, tanto homens quanto mulheres.

Os voluntários foram divididos aleatoriamente em 3 grupos e foram instruídos a seguir uma dieta nos 18 meses seguintes, cortando cerca de 300 calorias por dia. Cada grupo realizou uma rotina de exercícios diferente durante o estudo.

O primeiro grupo não iniciou nenhum programa de exercícios. O segundo grupo iniciou um programa de 45 minutos de caminhada, 4 vezes por semana. O terceiro grupo fez treinamento com pesos 4 vezes por semana em vez de andar. Neste grupo, todos se exercitaram com treinadores, para garantir que eles trabalhavam todos os grupos musculares.

Os resultados

No final dos 18 meses, todos os participantes perderam peso. Mas houve uma diferença em quanto peso eles perderam, e o tipo de peso que perderam, dependendo da rotina de exercícios.

O grupo que não fez exercício perdeu, em média, cerca de 5,4 kg. Os dois grupos que exercitaram (com caminhada ou levantamento de peso) perderam uma média de 9 kg.

Todos os participantes foram submetidos a um exame chamado absorciometria de raios-x de dupla energia (DXA), que mede com precisão a gordura versus o músculo. Tudos perderam gordura e peso muscular, mas os grupos que caminhavam ou levantavam pesos tinham pernas significativamente mais fortes no final do programa. E o grupo que fez levantamento de peso foi capaz de manter mais tecido muscular do que aqueles que apenas fizeram o programa de caminhada.

Resumo

Este estudo sugere que, se você quer perder peso, corte calorias. Para perder mais peso, comece também um programa de exercícios. Caminhar 4 vezes por semana é muito bom, mas você perderá menos massa muscular se você fizer levantamento de peso 4 vezes por semana, em vez de caminhar.

E se você realmente quer levar a sério um programa ideal de perda de peso, sua melhor aposta será combinar um programa aeróbico (como andar) e um programa de levantamento de peso em dias alternados. Claro que você pode tomar um ou dois dias de folga por semana, mas, na maioria dos dias, você precisa se exercitar ativamente para obter melhores resultados. Boa sorte!

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Muito estresse pode engordar?

Os perigos da gordura visceral

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS