proteger você e outros

Dicas para proteger você e outros nessa época

Doenças,

Nessa altura da pandemia, todo sabemos que é muito importante usar máscara quando saímos de casa. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o melhor material, a forma correta de higienizar, entre outras. Por isso, hoje publicamos algumas respostas que podem ajudar você a usar a máscara da maneira adequada para lhe proteger da COVID-19.

Por que as máscaras se tornaram tão necessárias?

Até bem recentemente, pensava-se que uma pessoa não podia transmitir o novo coronavírus a menos que apresentasse sintomas, como tosse ou febre. Recentemente, porém, foi descoberto que muitas pessoas foram infectadas em locais públicos por outras que não apresentaram nenhum sintoma. 

É possível que uma pessoa infectada nunca apresente sintomas, ou não os apresente tão cedo, mas isso não a impede de transmitir o vírus para você ou sua família. Para minimizar essa chance, especialistas em saúde pública aconselham que todos usemos máscaras quando estivermos fora de casa ou em locais com outras pessoas.

Eu pratico distanciamento social, então por que preciso usar máscara?

O distanciamento social não é infalível – assim como lavar as mãos ou usar máscara. Embora cada medida não é perfeito, quando usadas em conjunto, as chances de contrair a doença diminuem. Por exemplo, usar máscara, lavar as mãos com frequência e manter o distanciamento social, quando feitos os três juntos, aumentam a proteção contra o vírus se comparado apenas com o fato de usar máscara, mas não seguir os demais cuidados. E se todos nos esforçarmos para segui-los de maneira adequada, ajudamos a reduzir significativamente o risco da doença de espalhar ainda mais.

Uma máscara protege apenas a pessoa que a usa?

Algumas máscaras, como as classificadas como N95, fazem um ótimo trabalho ao reduzir a chance de o usuário ser infectado pelo vírus. No entanto, pouquíssimas pessoas têm acesso a esse tipo de máscara. É importante saber, porém, que qualquer máscara, mesmo que de qualidade inferior, provavelmente fornecerá algum nível de proteção.

O coronavírus é tão pequeno que pode penetrar nas aberturas de qualquer máscara que você encontrar. Quando uma máscara é bem feita, ela ajuda a proteger você de grandes gotículas respiratórias emitidas por outras pessoas. 

O maior perigo de usar uma máscara é achar que ela irá proteger totalmente contra infecções. Isso não é verdade. A máscara é usada principalmente para proteger outras pessoas de qualquer vírus que você mesmo possa expulsar de seu corpo. Então, mesmo usando uma máscara, você ainda precisará do distanciamento social.

Como sei que uma máscara é boa?

Existem muitos fatores envolvidos na avaliação da eficiência de uma máscara: material, número de camadas, ajuste e de que forma o usuário a está tocando para deixa-la mais confortável.

Em geral, uma boa máscara caseira é feita de pelo menos 2 camadas de tecido. O algodão de alta qualidade é uma escolha boa, confortável e lavável. Para avaliar a qualidade da máscara que você possui, segure-a contra uma luz forte. Se você conseguir ver claramente a luz através da máscara, ela provavelmente não será espessa o suficiente. Quando você usar, ela deve fazer você se sentir um pouco abafado, mas não restringir seriamente sua respiração.

Como faço para limpar adequadamente minha máscara?

As máscaras de algodão caseiras podem ser lavadas em uma máquina ou à mão, de maneira simples e minuciosa com água e detergente ou sabão. Se você usa muito, lave todos os dias. É importante lembrar que, se ela ficar molhada, ela não se torna tão eficaz. Então, substitua por uma seca sempre que sentir que sua máscara está úmida.

Como posso deixar minha máscara mais confortável?

– Se os elásticos atrás da orelha o incomodarem, encontre um modelo de máscara que permita amarrar atrás da cabeça.

– Se seus óculos embaçarem quando estiver de máscara, antes de colocá-los, limpe-os com uma solução diluída de detergente para cozinha e deixe-os secar. Além disso, tente pressionar a parte superior da máscara com o peso dos seus óculos. Respirar calma e lentamente pela boca também ajuda.

– Lave bem as mãos antes de colocar a máscara e depois de removê-la.

– Ao remover a máscara, não toque na parte frontal, pois pode haver vírus na superfície.

– Se você quiser um bom ajuste, considere fazer a barba antes de usar.

A ilustração no topo mostra como uma máscara deve ser ajustada – precisa estar firme, mas confortável. Deve cobrir completamente o nariz e o queixo, sem deixar nenhuma parte de fora. Por fim, o mais difícil: faça o possível para não tocar na máscara quando ela estiver em seu rosto!

O que devo ou não fazer quando estiver de máscara?

Não tire, mesmo que parcialmente, para falar ao telefone ou com outras pessoas. Se você faz isso, acaba colocando outras pessoas em risco. Remova-a somente quando estiver de volta em casa. 

Por fim, confira ilustrações feitas pelo New York Times sobre como NÃO usar uma máscara.

usa da máscara

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como aumentar sua imunidade na era do coronavírus

Como a canja de galinha caseira pode ajudar você contra a COVID-19

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Infectologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS