Perda auditiva súbita

Perda auditiva súbita: o que você deve saber

Doenças, Neurologia

É normal que muitas pessoas, à medida que envelhecem, percam lentamente um pouco da audição. Mas há outro tipo de perda auditiva que surge de repente ou que acontece ao longo de um ou dois dias. É chamada (apropriadamente) de “perda auditiva súbita”. Não é muito comum, mas você pode conhecer alguém que já teve.

Sintomas de perda auditiva súbita

Normalmente, uma pessoa com perda auditiva súbita percebe primeiro o problema quando coloca fones de ouvido ou quando não ouve bem ao telefone. Em alguns casos, uma pessoa percebe quando acorda e sua audição parece seriamente diminuída. Às vezes, é acompanhada de zumbido no ouvido ou tontura. Felizmente, em cerca de 99% dos casos, ela afeta apenas um dos ouvidos.

Não é causada por cera nem resfriado

A perda auditiva súbita não é o tipo que pode acontecer quando a cera entope o canal auditivo. Na verdade, a cera que causa perda auditiva também não é comum, já que o canal auditivo precisa estar 100% bloqueado para que uma perda seja notada. A perda auditiva súbita também é diferente da que pode acontecer durante uma infecção de resfriado ou sinusite, que causa um bloqueio no ouvido médio.

A perda auditiva súbita é um tipo de perda “sensorineural”, ou seja, o problema está no ouvido interno ou no nervo que conecta o ouvido interno ao cérebro. Ela varia de cerca de 30% a quase uma perda completa.

Causas da perda auditiva súbita

Surpreendentemente, os médicos não têm certeza da causa na maioria dos casos de perda auditiva súbita. O problema é profundo no ouvido interno, que é uma área difícil de se estudar. Pesquisa aponta para um vírus como a causa na maioria dos casos. Em outros, ela pode acontecer por um bloqueio em um vaso sanguíneo interno ou uma ruptura de uma membrana no ouvido interno. Raramente, um tumor (benigno) no nervo do ouvido interno é a causa. Outras causas raras incluem a sífilis não tratada ou uma doença autoimune.

Diagnóstico e tratamento

Se você notar uma perda súbita da audição, deve fazer o possível para consultar um otorrinolaringologista rápido. Eles olham o ouvido (o que geralmente parece normal) e a única maneira de diagnosticar o problema é com um teste de audição. O tratamento é controverso. A maioria dos especialistas irá tratar com corticosteróides por via oral ou por injeção. No entanto, é questionável se os esteróides realmente ajudam.

Felizmente, a maioria das pessoas melhora se são ou não tratadas com esteróides. Se os esteróides forem usados ​​e a pessoa melhorar, tanto o médico quanto o paciente podem pensar que eles foram a cura. Na verdade, eles poderiam apenas ter ajudado ou a pessoa poderia ter melhorado sem qualquer tratamento.

As pessoas melhoram?

Acredita-se que a maioria das pessoas realmente se recupere espontaneamente, dentro de uma semana do início da perda auditiva, mesmo antes de consultarem um médico. Daqueles que consultam um médico, provavelmente 2 de cada 3 irão recuperar pelo menos uma parte de sua audição.

Muitas pessoas se recuperam completamente. Se a audição não se normalizar, será preciso alguns exames de sangue e uma ressonância magnética do cérebro para se certificar de que não há tumor nervoso subjacente. A melhor coisa a fazer se você notar uma perda auditiva súbita é consultar um otorrinolaringologista para diagnóstico e tratamento assim que puder.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

O que fazer para o ruído da academia não prejudicar sua audição

A verdade sobre a cera do ouvido

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS