Novo tratamento para sarna

Novo tratamento para sarna oferece alívio duradouro

Doenças,

A sarna é uma doença de pele causada por infestação pelo ácaro Sarcoptes scabiei.O ácaro põe ovos sob a pele, desencadeando uma reação alérgica com coceira intensa. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde acrescentou a sarna à lista de Doenças Tropicais Negligenciadas e estima que cerca de 200 mil pessoas em todo o mundo possam estar infectadas.

O tratamento tradicional para a sarna inclui uma ou duas aplicações de uma loção inseticida tópica ou uma ou duas doses de uma pílula. A loção inseticida é um tanto inconveniente e precisa ser aplicada em cada pedacinho de pele do pescoço para baixo. Recomenda-se que qualquer pessoa em contato próximo seja tratada, pois o ácaro é muito contagioso.

Tratamento oral

Especialistas em saúde pública têm se interessado pela medicação oral por se mostrar um tratamento melhor. Uma pesquisa recém-publicada no New England Journal of Medicine (NEJM) apresentou um estudo prospectivo e aleatório que concluiu que, de fato, a medicação oral parece ser mais eficaz e pode proteger a pessoa por até 2 anos após o tratamento.

Sintomas da sarna e diagnóstico

O sintoma mais proeminente da sarna é a coceira intensa e em várias áreas do corpo, que geralmente piora à noite. A pessoa infectada desenvolve aglomerados de pequenas protuberâncias vermelhas que podem se romper a partir do arranhão e se tornar secundariamente infectadas (impetigo).

Também pode haver linhas irregulares elevadas ou ligeiramente vermelhas na pele infectada, correspondendo às tocas dos ácaros. A sarna muitas vezes começa nas mãos, entre os dedos, mas pode começar em qualquer lugar do corpo. O diagnóstico é feito por inspeção da erupção por um profissional treinado. Se necessário, também é feito um exame microscópico de uma raspagem da pele para detectar o ácaro ou ovos.

Como a sarna se espalha

A sarna não é considerada uma infecção sexualmente transmissível, mas pode ser transmitida por contato íntimo ou próximo (assim como o contato sexual). Quem vive próximo à pessoa doente provavelmente também está infectada, já que a doença pode se espalhar com o compartilhamento de toalhas, roupas, roupas de cama ou até mesmo pelo contato com móveis infestados.

Tratamento

Existem vários cremes ou loções inseticidas que têm uma alta taxa de cura, sendo a permetrina a mais comum. É importante seguir cuidadosamente as instruções do seu farmacêutico ou médico. Se a primeira aplicação da loção durante a noite não curar, ela pode ser repetida. O tratamento tópico é considerado seguro para crianças acima de 2 meses, adultos e mulheres grávidas.

O tratamento oral é chamado ivermectina, e a dose depende do peso da pessoa. Muitas vezes a dose inicial deve ser repetida em uma semana para garantir a cura. Em alguns casos, recomenda-se o tratamento oral junto com o tópico. Mas o tratamento oral NÃO é considerado seguro para mulheres grávidas ou amamentando, nem em crianças com menos de 15 kg.

Pesquisa recente

O artigo do NEJM fez uma comparação entre o tratamento oral e o tópico em três comunidades em Fiji, onde a doença é comum. Descobriu-se que o tratamento com ivermectina oral produzia melhores taxas de cura, e que um curso de tratamento poderia proteger a pessoa durante os dois anos seguintes.

Se você tem comichão

Às vezes, a sarna não é diagnosticada logo no início, pois muitos acham que só é encontrada em más condições de vida. Isso não é verdade. Se você estiver sofrendo de coceira em várias áreas do seu corpo, associado a pequenos inchaços, procure um médico ou um dermatologista. Se você tem sarna, o tratamento é relativamente simples e eficaz.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como a dieta mediterrânea pode acalmar a psoríase

10 fatos sobre tatuagens e a sua saúde

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Dermatologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS