respirar de forma diferente

Como respirar de forma diferente pode melhorar sua vida

Doenças,

Cada um de nós respira, em média, mais de 20.000 vezes por dia, mas raramente paramos para pensar a respeito desse movimento tão importante. Com a COVID-19, estamos começando a pensar um pouco mais sobre o ato de respirar, por isso, trazemos o tema para o post de hoje. Você sabia que há movimentos de inspiração e expiração que podem melhorar sua qualidade de vida?

Com a COVID-19, é possível que você já tenha se preocupado com a respiração de uma pessoa que se aproxima sem máscara e que pode lhe infectar. Também podemos ter parado pra pensar sobre isso porque, ao usar uma máscara, não estamos respirando muito bem. E para aqueles que estavam moderada ou gravemente infectados com o novo coronavírus, respirar bem pode ter sido a principal preocupação.

Um dos motivos pelos quais a respiração é tão interessante é porque ela pode ser uma força positiva que podemos aproveitar. Respirar de certas maneiras pode aumentar nossa energia, interromper um ataque de pânico, ajudar a adormecer ou apenas relaxar.

Por mais simples que a respiração pareça, você pode encontrar inúmeras técnicas que descrevem exatamente como você deve respirar se quiser um determinado resultado. Você pode fazer workshops que duram dias para falar apenas da respiração. Mas aqui, nos concentramos em dois objetivos simples, e aparentemente opostos: como usar sua respiração para ter mais energia e como usá-la para relaxar.

Para obter mais energia

Você já se perguntou por que os bebês, apesar de pequenos em tamanho, são capazes de gritar tão alto? Um dos motivos é que respiram usando o músculo diafragma (o grande músculo que separa o tórax do abdômen). Ao contrário dos bebês, a maioria dos adultos acaba respirando predominantemente pelo tórax. Expandimos nossos pulmões usando os músculos entre nossas costelas e que se prendem aos nossos ombros. No entanto, desta forma, não expandimos realmente a parte inferior de nossos pulmões, então, não estamos usando todo o seu potencial.

Para expandir melhor a parte inferior de nossos pulmões, temos que respirar mais como bebês e usar nosso músculo diafragma, que, quando ativado e abaixado, expande tanto o pulmão inferior quanto o superior. Isso deve aumentar nosso nível de oxigênio no sangue, diminuir nossa pressão arterial e pulsação, e nos fazer sentir mais alertas e com energia.

Você pode encontrar uma série de fórmulas diferentes para quantos segundos deve inspirar, prender a respiração e expirar, mas vamos simplificar. Sente-se com as costas retas em uma cadeira e coloque as mãos na barriga. Inspire pelo nariz profunda e lentamente, sentindo a respiração na região do estômago. Ao inspirar, sinta sua barriga empurrando as mãos para fora. Em seguida, expire lentamente enquanto sua barriga empurra os músculos para dentro e para cima. Repita algumas vezes. Isso é tudo. 

Se você deseja uma fórmula para quantos segundos para cada fase, experimente e descubra o que funciona melhor para você. Incorpore essa técnica de respiração à sua rotina diária, como ao acordar, antes de fazer exercício ou sempre que quiser mais energia.

Para relaxar

Quando você está se sentindo ansioso, assustado ou apenas desconfortável, seu sistema nervoso “simpático” é ativado. Você respira mais rápido, mais superficialmente e mais com os músculos do tórax superior. Alguns de nós, especialmente durante a pandemia, estão em um estado constante de estimulação simpática. A respiração rápida e superficial pode criar um efeito de ciclo vicioso: quanto mais rápido e superficialmente você respira, mais ansioso você fica, e isso se auto-alimenta.

A maneira de interromper esse ciclo é concentrar-se na respiração lenta, profunda e com o diafragma. Esse tipo de respiração estimula a outra parte do sistema nervoso – o sistema parassimpático – que atua no cérebro para acalmar e relaxar.

Portanto, quando você se sentir sobrecarregado, talvez com muitas más notícias, incertezas ou apenas um excesso de estímulo de qualquer fonte, tire sua mente das distrações e concentre-se na respiração, lenta e profundamente. Esse tipo de respiração também pode interromper um ataque de pânico.

Sua respiração é a principal função corporal que você pode alterar conscientemente. É gratuita, não precisa de medicamentos e pode ser feita em qualquer lugar. Use-a a seu favor!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Por que a medicação para pressão arterial é tão importante em períodos de COVID-19

Como podemos caminhar de maneira mais saudável

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Clínica Médica. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS