insônia no meio da noite

7 motivos comuns para a insônia no meio da noite

Doenças, ,

Nesta era de COVID-19, muitos de nós estamos preocupados em melhorar nosso sistema imunológico, e uma das coisas mais importantes que podemos fazer é dormir o suficiente. Como já discutimos em outros posts, as pessoas que têm a insônia parecem ter um sistema imunológico significativamente mais forte para combater o novo coronavírus.

Algumas pessoas apresentam facilidade para adormecer, mas acordam no meio da noite e têm dificuldade para voltar a dormir. A insônia no meio da noite muitas vezes é uma consequência infeliz do envelhecimento. Como não podemos alterar nossa idade, precisamos recorrer a outros fatores que podem nos ajudar a dormir melhor. Hoje discutiremos alguns dos motivos comuns para isso e o que você pode fazer a respeito.

Causas comuns de insônia no meio da noite

Algo está errado com seu quarto

Você dormirá melhor se seu quarto estiver realmente escuro. Então, tente eliminar as fontes de luz externa com cortinas de escurecimento e cubra qualquer outra fonte que esteja dentro do quarto, como as dos aparelhos eletrônicos. Se o ruído for um problema, um ventilador pode abafar outros sons ou, se necessário, use protetores auriculares. A maioria das pessoas dorme melhor em um quarto ligeiramente fresco e, se o ar-condicionado não for uma opção, novamente, um ventilador pode ajudar.

Você pode estar com muitas preocupações, estresse ou depressão

A ansiedade e a depressão costumam ser motivos bastante comuns que tiram o sono das pessoas no meio da noite. Uma boa maneira de lidar com elas é fazendo exercícios – uma caminhada de 30 minutos à noite pode ajudar a acalmar sua ansiedade. Outra opção é a meditação. Muitas pessoas julgavam a meditação como uma ideia boba, até começar a fazer (o que requer alguma prática e paciência) e encontrar nela um grande alívio, simples e gratuito. Se nada mais ajudar, consultar um psicólogo para uma psicoterapia pode fazer maravilhas.

Você deita com a bexiga cheia

Muitos homens acordam no meio da noite para ir ao banheiro devido a uma próstata aumentada. Beber menos líquidos antes de dormir pode ajudar, mas algumas pessoas precisam de medicamentos prescritos ou mesmo de um procedimento cirúrgico para melhorar o problema. É claro que o álcool ou a cafeína muito perto da hora de dormir podem lhe dar vontade de urinar à noite. Mesmo o diabetes não detectado pode causar micção frequente, portanto, uma avaliação física com exames de sangue é um bom começo.

Você está comendo ou bebendo de forma errada antes de dormir

É melhor não comer pelo menos 2 horas antes de deitar. Isso porque a comida não digerida em seu estômago pode subir conforme você se deita e a mistura de ácido e comida irrita sua garganta e você acorda. Você pode ter uma hérnia de hiato ou alguma outra causa de refluxo ácido. O álcool muito perto da hora de dormir interfere no alcance de níveis mais profundos de sono e é uma causa comum de insônia no meio da noite. O álcool pode ajudar você a adormecer mais rápido, mas, mais tarde, durante a noite, você acorda e não consegue adormecer novamente.

Você tem apnéia do sono

Muitas pessoas têm apnéia e não sabem. Os sintomas incluem sonolência diurna, despertar noturno e ronco. É especialmente comum em pessoas com sobrepeso ou obesas. Se você costuma sentir sono durante o dia, ou se seu parceiro reclama que você ronca alto, converse com seu médico sobre essa possibilidade.

Você tem síndrome das pernas inquietas

Essa síndrome pouco conhecida se manifesta como uma incapacidade de manter as pernas quietas à noite ou durante o sono.  Medicamentos prescritos que aumentam os níveis de dopamina no cérebro podem ajudar.

Você tem uma condição médica subjacente

Um desequilíbrio metabólico, como uma glândula tireóide hiperativa, pode manter você acordado, assim como as mudanças nos níveis hormonais observadas na menopausa. Outros problemas como diabetes, efeito colateral de um medicamento, doença cardíaca ou renal ou dor crônica de artrite podem fazer com que você acorde no meio da noite.

Uma boa noite de sono é fundamental para sua saúde mental, assim como o controle do peso e o sistema imunológico em boa forma. Portanto, não negligencie o problema. Se você não puder resolver o problema por uma das medidas que sugerimos, consulte um médico de confiança para um exame completo.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como mais horas de sono podem melhorar significativamente sua vida

Alerta sobre o uso de remédios para dormir

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Clínica Médica, Medicina do Sono. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS