Água de arroz

Água de arroz – um tratamento simples e eficaz para pele e cabelo 

Dermatologia,

Aqui no blog, costumamos discutir problemas sérios de saúde, mas às vezes é bom fazer uma pausa e conversar sobre alguns assuntos mais leves. Hoje, trazemos dicas simples para deixar sua pele mais saudável, com menos inflamação e eczema. Tudo isso sem recorrer a cosméticos artificiais. O tratamento é à base de água de arroz, que também pode beneficiar os cabelos.

Este tópico da postagem foi sugerido por um de nossos amigos paulistanos, Orlando Soares. Sua família envelhece bem e um de seus segredos é aplicar uma solução de água de arroz todas as noites. Nós investigamos a ciência por trás da água de arroz e, de fato, há pesquisas que mostram que ela pode ter efeitos anti-inflamatórios naturais.

A água com amido que resulta da imersão ou cozimento do arroz branco tem sido usada por mulheres japonesas e asiáticas há séculos. Em cosméticos comerciais, você pode ver a água de arroz como um dos ingredientes. Mas você pode facilmente fazer água de arroz em casa e desfrutar dos efeitos puros e concentrados sem quaisquer produtos químicos secundários que possam irritar sua pele ou cabelo.

Por que a água de arroz pode ajudar

A água de arroz contém, além do amido, uma grande quantidade de vitaminas B, vitamina E, aminoácidos e antioxidantes. Um dos ingredientes mais benéficos é o inositol, um carboidrato que pode reverter a irritação da pele causada pelo lauril sulfato de sódio, comumente adicionado a produtos para a pele e cabelo. Aplicado no cabelo, o inositol penetra na haste e permanece mesmo após o enxágue, adicionando umidade, espessura e ajudando a reparar as pontas duplas.

Como preparar

A maneira mais simples é colocar o arroz branco em água levemente morna, mexer e deixar de molho por 30 minutos. Mexa várias vezes durante a imersão e, quando terminar, coe a água em um recipiente. Você pode guardar essa água na geladeira por até uma semana. Uma forma alternativa de preparo é colocar uma medida de arroz para duas de água em uma panela, ferver brevemente, esperar esfriar e guardar na geladeira em uma garrafa plástica.

Água de arroz fermentado

Há evidências de que a “água de arroz fermentada” pode até ser mais benéfica. Ela é feita por um dos métodos acima, mas, antes de ser refrigerada, ela é deixada em temperatura ambiente de 24 a 48 horas, até que tenha um cheiro ligeiramente azedo. Depois desse processo, deve ser guardada na geladeira. Dilua esta solução com um pouco de água normal antes de usar.

Como usar

Aplique a água de arroz na pele do rosto e pescoço após uma lavagem suave e deixe durante a noite. Algumas pessoas usam água de arroz em um disco de algodão como um limpador suave. Você também pode usar para massagear sua pele. No cabelo, use no lugar do condicionador. Deixe agir por 10 minutos e depois enxágue.

Outros benefícios

Não há pesquisas microscópicas que garantam, mas alguns estudos afirmam que a água de arroz estimula a formação de colágeno, que dá firmeza à pele e diminui rugas finas. Com o tempo, a água de arroz também pode clarear manchas escuras. Ela atua ainda como um hidratante natural e possui propriedades bloqueadoras de UVA e UVB, ajudando a proteger seu rosto e cabelo dos danos do sol. Não confie na água de arroz como seu único protetor solar, mas você pode usar como uma proteção adicional.

Experimente água de arroz no rosto, pescoço e talvez no cabelo, ou mesmo nas mãos, uma ou duas vezes por dia. É barato e fácil, e você pode notar resultados positivos ao longo do tempo, sem efeitos colaterais.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como a prática de exercícios reduz as taxas de recorrência de câncer

Por que a medicação para pressão arterial é tão importante em períodos de COVID-19

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Dermatologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS