Novas opções de tratamento para varizes nas pernas

Convidado, ,

Varizes podem ser um problema bastante incômodo, tanto para homens quanto para mulheres. Para falar sobre novos tratamentos, convidamos o  especialista vascular Dr. Rodrigo Bono Fukushima. 

São várias as opções de tratamento para as varizes nas pernas. A escolha do melhor tratamento irá depender de alguns fatores, como a localização das varizes, a idade do paciente, o grau de evolução da doença, assim como a complexidade da mesma.

Nem sempre o melhor tratamento para um paciente é o melhor para outro. Também não são raros os casos de um mesmo paciente necessitar de mais de um tratamento. Por isso, é muito importante ter uma avaliação detalhada por um especialista antes de iniciar o tratamento.

As técnicas têm evoluído nos últimos anos, possibilitando aos pacientes a redução do tempo de recuperação e melhores resultados a longo prazo. Confira, a seguir, algumas opções.

Laser para varizes

O advento do laser aplicado à cirurgia vascular é um marco, uma vez que trouxe benefícios tanto para pacientes que necessitam de aplicações para micro-varizes e vasinhos como para pacientes que necessitam de tratamento cirúrgico para varizes em diferentes estágios.

CLaCS – Crio Laser e Crio Escleroterapia

O laser transdérmico é outro avanço importante nas técnicas de escleroterapia para tratamento de micro-varizes e telangiectasias (“vasinhos”). A técnica CLaCS (Crio Laser e Crio Escleroterapia) faz a associação do laser de Nd-Yag 1064nm com a escleroterapia líquida com glicose hipertônica.

A técnica consiste na aplicação de laser transdérmico e de glicose 75% na mesma sessão. Durante todo o procedimento, é realizado o resfriamento da pele a -32oC. O procedimento é realizado com auxílio de um aparelho de realidade aumentada, que amplia a visualização dos vasos e permite mais precisão no tratamento.

O laser emite uma luz colimada, em um comprimento de onda específico para atingir os vasos sanguíneos, com mínima interação com a pele. Com isto, é possível realizar o tratamento das veias, sem lesão da pele.

A injeção de glicose 75% é realizada nos mesmos vasos submetidos ao laser. O objetivo é somar uma segunda lesão, potencializando o resultado. A associação destas duas técnicas potencializa os seus efeitos, permitindo o tratamento de veias mais calibrosas, com resultados mais rápidos e mais duradouros.

Vantagens do CLaCS

 — Segurança

— Menor número de sessões para remoção dos vasinhos

— Mais rapidez no tratamento

— Em alguns casos, substitui a cirurgia convencional

— Não precisa de repouso após o procedimento

— Não há limitações para atividades físicas

— Tem maior precisão com a utilização da realidade aumentada

CLaCS terapia para varizes

 

Tratamento cirúrgico de varizes com Laser Endovenoso

 Outra opção é o tratamento cirúrgico das varizes dos membros inferiores, técnica que tem evoluído ao longo dos anos. Atualmente o procedimento é realizado com técnicas minimamente invasivas, tornando-o mais seguro e com recuperação mais rápida.

O laser endovenoso consiste em uma fibra ótica que emite calor em sua extremidade. Ele é introduzido dentro da veia safena na altura do tornozelo, por punção guiada por ultrassom. A fibra é levada até a altura da virilha guiada por ultrassom, sem a necessidade de cortes. A partir deste momento, é realizada a termocoagulação de todo o segmento da safena, causando o fechamento e posterior reabsorção.

Vantagens da cirurgia com Laser Endovenoso

— Retorno rápido às atividades (em média de 2 a 3 dias após o procedimento)

— Menor trauma operatório

— Menos dor e menos hematomas

— Melhor evolução

— Excelente eficácia

— Menor incidência de complicações

— Menor gravidade das complicações

Se você tem problema com varizes, saiba que essas são algumas das possibilidades de tratamento. Procure um especialista e saiba qual o tratamento é mais indicado para seu caso.

Sobre o autor

Dr. Rodrigo Bono Fukushima atua em Higienópolis, em São Paulo (SP). É médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, certificado pela Associação Médica Brasileira e várias sociedades de especialidade em Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e Ecografia com Vascular.

 

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Varizes nos membros inferiores: causas, sintomas e tratamentos

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Cirurgia Vascular, Ecografia Vascular com Doppler. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS