sorrir, mesmo usando máscara

Por que você deve sorrir, mesmo usando máscara

Comportamento, ,

Por quase um ano, nossas interações sociais estão inibidas. Estamos mais distantes fisicamente e, embora as máscaras nos permitam sair mais, elas também diminuem nossa comunicação com as pessoas. O tecido esconde uma grande parte do nosso rosto, tornando mais difícil ver as intenções e emoções dos outros. É mais difícil de saber se uma pessoa vem em nossa direção brava ou sorrindo.

Mesmo assim, o uso de máscara é fundamental para tentarmos manter a COVID-19 sob controle. Mesmo depois que uma vacina seja aprovada – e até termos número suficiente de pessoas imunizadas – precisamos de máscaras para ajudar a manter a nossa saúde e a saúde de nossa comunidade. 

Por isso, no post de hoje trazemos algumas ideias sobre como melhorar a comunicação com as outras pessoas mesmo usando máscaras.

Psicologia dos sorrisos

Muitas pesquisas foram feitas sobre como o sorriso afeta tanto quem sorri quanto quem vê um sorriso. A pesquisa mostra que apenas o próprio ato de sorrir – mesmo que não estejamos de bom humor – nos faz sentir melhor. Mesmo para os introvertidos, sorrir e interagir com outras pessoas aumenta a felicidade.

Se vemos que outras pessoas estão sorrindo menos, nosso humor tende a piorar também. Quando sorrimos, julgamos as outras pessoas em geral mais felizes. É um grande ciclo de feedback social – quando sorrimos para alguém, a pessoa se sente melhor e (com sorte) sorri de volta, o que aumenta nossa felicidade, que enviamos de volta. Isso acontece tão rapidamente que provavelmente nem percebemos

Hormônio oxitocina

Olhar nos olhos de outra pessoa e ver um sorriso pode até aumentar o nível do hormônio oxitocina em nosso sangue. A oxitocina é conhecida como o “hormônio do bem-estar” ou “hormônio do amor”. De acordo com Alex Sel, professor de psicologia da University of Essex (Reino Unido), devemos nos lembrar que, quando sorrimos, mesmo usando máscara, vemos os outros de uma forma mais positiva. Durante a pandemia, qualquer feedback positivo de outras pessoas é bem-vindo e ajuda a manter nossa saúde física e mental.

Os olhos se tornam mais importantes

A maioria dos sorrisos naturais desencadeia movimentos tanto nos cantos dos olhos quanto na boca, e outras pessoas percebem isso. Eles sabem que um sorriso verdadeiro ilumina todo o rosto, mesmo que apenas por um flash. As pesquisas sobre sorriso mostram que sorrir, por si só, nos deixa mais felizes. Por isso, uma forma de manter a sanidade durante esta pandemia é sorrir, mesmo usando máscara. Nós nos sentiremos melhor, os outros ao nosso redor se sentirão melhor e a situação em que estamos presos se tornará um pouco mais tolerável. Sorrisos são pequenos atos, mas eles somam e ajudam a tornar os dias melhores.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como o uso correto da máscara pode salvar 130.000 vidas

Como se preparar para uma possível nova onda de COVID-19

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Infectologia, Psiquiatria. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS