relaxamento para adormecer rapidamente

Uma técnica de relaxamento para adormecer rapidamente

O sono adequado é essencial para uma boa saúde, mas a maioria de nós ocasionalmente tem dificuldade para adormecer. Houve um interesse recente em uma técnica desenvolvida pelos militares dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, e nós a compartilhamos hoje. Com base no relaxamento total do corpo e da mente, ela pode ajudar você a adormecer em poucos minutos.

A técnica foi desenvolvida durante a guerra porque muitos pilotos estavam cometendo erros devido à privação do sono. A Marinha dos EUA contratou um treinador, chamando Bud Winter, conhecido por sua capacidade de ensinar relaxamento a atletas sob estresse. Depois da Guerra, Bud tornou-se um dos mais famosos treinadores de atletismo de todos os tempos. Ele foi mentor de Glen Mills, que treinou Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo.

Depois de algumas semanas de treinamento, a maioria dos pilotos conseguiu adormecer em 2 minutos, quer estivessem deitados ou tivessem que dormir sentados no avião entre as missões. A técnica é dividida em 2 partes: a primeira é relaxar progressivamente o corpo e a segunda, relaxar a mente.

Técnica de relaxamento para adormecer

  • A ideia é relaxar progressivamente todos os músculos, começando com a cabeça e descendo até o peito, braços e pernas.
  • Feche os olhos e respire devagar, profundamente e regularmente.
  • Primeiro, relaxe os músculos da testa e do couro cabeludo. Relaxe todos os seus músculos do rosto, completamente. Sua língua e seus lábios devem estar totalmente soltos. Não se esqueça de relaxar os músculos que movem seus olhos. Seu queixo e mandíbula devem ceder, os músculos do pescoço devem ficar frouxos.
  • Deixe seus ombros tão baixos quanto puder. Relaxe seu peito. Respire fundo, exale suas tensões e deixe seu peito desabar. Cada vez que você respirar, liberte mais tensão.
  • Em seguida, fale com os músculos do braço e diga-lhes para relaxar. Primeiro os músculos do braço direito, depois o antebraço, a mão e os dedos. Em seguida, relaxe o braço esquerdo, o antebraço e depois a mão.
  • Agora relaxe a perna direita, começando com os músculos da coxa, depois a panturrilha, o pé direito e os dedos do pé. Repita para a perna esquerda. Faça três respirações profundas, cada vez que expelir qualquer tensão restante em seu corpo.
  • Finalmente relaxe sua mente, limpando todos os pensamentos por 10 segundos. Pare qualquer pensamento em sua cabeça, deixe suas preocupações irem embora. Encha sua cabeça com pensamentos da cena mais calma possível. Talvez você esteja deitado em um barco calmo, com um grande céu azul acima de você. Ou você está em uma rede balançando suavemente, com tudo preto ao seu redor, vazio. Se necessário, repita para si mesmo “não pense”. Repita por 10 segundos para afastar qualquer pensamento.

Após 6 semanas de treinamento, 96% dos pilotos foram capazes de dormir em qualquer lugar, mesmo com armas de fogo no fundo ou cafeína em seu organismo.

Tente esta técnica. Pelo menos é uma boa maneira de relaxar todo o seu corpo. Esperamos que você responda como os pilotos e durma.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como dormir melhor

Os efeitos colaterais da pílula para dormir

Esta postagem também está disponível em: Inglês