duas máscaras contra a COVID-19?

Nova moda da proteção, duas máscaras contra o COVID-19

Comportamento,

Você deve ter notado que o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não usa uma, mas duas máscaras em público. Outras pessoas influentes nos EUA também passaram a usar duas máscaras, incluindo treinadores de times de futebol americano importantes, como Bill Belichick do New England Patriots. Mas por que duas máscaras? Isso é algo que você deve considerar?

Em suma, sim, principalmente em situações de maior risco.

A COVID-19 está em mutação

Se você não leu sobre as novas e mais perigosas variantes do novo coronavírus, você lerá. Essas variantes foram encontradas pela primeira vez na Grã-Bretanha, África do Sul e Brasil, e desde então se espalharam para outros países. Os vírus sofrem mutação e, infelizmente, o vírus que causa a COVID-19 está sofrendo mutação de uma forma que o torna mais transmissível e, talvez, mais mortal. Em este post, falaremos sobre o que podemos fazer diante dessa triste evolução.

Máscaras têm eficiência comprovada

Enquanto algumas pessoas contestam o valor do uso de máscaras para diminuir as chances de espalhar ou contrair a COVID-19, o mundo da saúde pública está unido no consenso de que elas são uma das medidas de proteção mais eficazes. Vários estudos no ano passado mostram que as máscaras funcionam. Alguns acabaram feitos “acidentalmente”, como o “estudo do barbeiro” – onde um barbeiro foi infectado sem saber e seguiu atendendo muitos clientes, mas nenhum contraiu o vírus. O segredo era que todos sempre usavam máscaras em sua barbearia.

Outros estudos foram feitos em âmbito nacional, nos Estados Unidos, e em vários estados que tinham ou não leis em vigor que obrigavam o uso de máscara em público. Os estados com uso obrigatório apresentaram taxas de infecção por COVID-19 mais baixas e, se essas leis fossem relaxadas, a transmissão aumentaria. Em seguida, as regras de máscara foram novamente aplicadas e as taxas caíram novamente. Logo, não há dúvida de que as máscaras são eficazes.

As máscaras precisam de um upgrade

As máscaras ajudam, mas não são perfeitas, e a razão pela qual muitas pessoas começaram a usar 2 máscaras é que querem uma proteção melhor com essa variante mais perigosa de COVID-19 que entra em cena. Duas máscaras oferecem melhor proteção do que uma máscara porque isso torna fisicamente mais difícil para as partículas de vírus navegarem através das múltiplas camadas de tecido (provavelmente 4 ou mais). Acredita-se que, usando duas máscaras, a eficiência pode se aproximar da máscara N95, top de linha preferida por profissionais médicos na linha de frente.

Como usar 2 máscaras

Embora não haja uma maneira “correta” para usar 2 máscaras, o conselho mais comum é colocar primeiro uma máscara um pouco mais solta e depois uma máscara mais apertada. Esta segunda máscara fecha quaisquer lacunas nas laterais e veda a máscara mais solta no rosto. Ambas as máscaras devem ser de tecido de trama justa. Uma boa maneira de usar 2 máscaras é primeiro colocar uma das máscaras médicas padrão descartáveis ​​(usada em cirurgias, de preferência com uma faixa nasal flexível para mantê-la no nariz) e, em seguida, colocar uma máscara de pano de duas camadas por cima.

Veja o que funciona para você

A ideia principal é que ambas as máscaras tenham pelo menos 2 camadas e nenhuma delas apresente “válvulas” que possam liberar vírus no ar ao seu redor. A maioria das pessoas prefere máscaras com presilhas de orelha, mas na verdade as que prendem atrás do pescoço e na nuca tendem a dar uma vedação melhor. Você pode usar uma máscara “cirúrgica”, com alça de orelha primeiro, seguida por uma que seja amarrada atrás da cabeça. Mas de qualquer forma, duas máscaras serão melhores do que uma!

Uso de uma ou duas máscaras depende da situação

Uma estratégia inteligente é usar 1 máscara em situações de baixo risco, por exemplo, quando estiver fora de casa e não perto de outras pessoas. Use 2 máscaras em situações de alto risco, como dentro de um carro com outras pessoas ou em um serviço de compartilhamento de carona; no transporte público; ou durante situações internas com pessoas de fora do seu grupo familiar. E, por falar nisso, ninguém está sugerindo 3 máscaras – isso é muito inconveniente e pode dificultar a respiração. As pessoas que usam 2 máscaras não relatam problemas respiratórios e estão mais confiantes de que estejam mais seguras – para si mesmas e para as pessoas ao seu redor.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como podemos caminhar de maneira mais saudável

Como lidar com o esgotamento em tempos de COVID-19

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Infectologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS