mais horas de sono podem melhorar sua vida

Como mais horas de sono podem melhorar significativamente sua vida

Comportamento

Você se interessaria se alguém dissesse que há uma coisa simples que pode melhorar sua capacidade de memória e raciocínio, diminuir o nível de estresse e melhorar seu humor? E que também pode diminuir o risco de vários cânceres comuns, deixar você mais magro, melhorar seu sistema imunológico e ajudar a manter seu coração saudável?

Esse “produto” é bastante simples: dormir mais

Claro que você pode ser uma pessoa sortuda que dorme o suficiente, mas muitas pessoas não têm tanta sorte. As autoridades de saúde consideram a privação de sono uma crise de saúde pública. Um terço dos adultos não dorme o suficiente e 80% relatam problemas de sono pelo menos uma vez por semana.

Estou dormindo o suficiente?

A maioria das pessoas tem em mente que oito horas de sono é o ideal, mas isso não é verdade para todo mundo. Em geral, os especialistas em sono acreditam que a maioria das pessoas deve ter um mínimo de 7 horas de sono por noite. A melhor maneira de saber o quanto você precisa dormir é simples: descubra o tempo de sono que lhe permita acordar sentindo-se revigorado e pronto para o dia seguinte. E então tente dormir essa quantia toda noite.

E se eu não dormir o suficiente?

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, “dormir menos de sete horas por noite em uma base regular está associado a resultados adversos de saúde, incluindo ganho de peso e obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, depressão e aumento do risco de morte.” Além disso, você não irá funcionar tão bem em casa e no trabalho, e não aproveitará seu dia tanto quanto deveria.

Câncer de mama e próstata

Uma outra questão não mencionada nessa citação é que as pessoas privadas de sono têm um risco maior de certos tipos de câncer, especialmente de mama em mulheres e de próstata em homens (ambos cânceres sensíveis a hormônios). Acredita-se que esses tipos de câncer ocorram mais na privação do sono – que deprime o sistema imunológico e desequilibra os hormônios. Quando nos privamos de sono, os níveis de melatonina e cortisol são distorcidos, o que afeta diretamente outros hormônios, como o estrogênio.

Como consigo dormir melhor?

Resumimos recomendações de especialistas da Harvard Medical School neste post. Mas se tivéssemos que escolher apenas uma maneira de melhorar o sono da maioria das pessoas, seria: pare de olhar para o seu computador, tablet ou tela do telefone por 2 horas antes de ir para a cama. Esses dispositivos possuem luz azulada, que age contra o sono (saiba mais sobre esse tema aqui). O contato com a luz de dispositivos eletrônicos logo antes de dormir é uma das grandes razões pelas quais os problemas de sono são mais comuns agora do que eram 20 ou 30 anos atrás.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Você pode ter apneia do sono sem saber

Uma técnica de relaxamento para adormecer rapidamente

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS