O que a idade subjetiva

O que a idade subjetiva pode dizer sobre nosso estado de saúde

Comportamento, ,

Quando alguém pergunta quantos anos você tem, está perguntando a sua idade cronológica. No entanto, uma medida diferente pode ser mais clinicamente significativa: a sua idade subjetiva.

Para determinar a idade subjetiva, pesquisadores fazem uma pergunta simples: “Quantos anos você sente que tem na maioria das vezes?” 

Os cientistas descobriram que a maneira como a pessoa responde é frequentemente uma medida precisa de sua verdadeira saúde mental e física. Ou seja, uma pessoa que diz que se sente mais jovem do que a idade cronológica tem muito mais probabilidade de ser, de fato, mais saudável e mais psicologicamente resiliente do que é o esperado para sua idade cronológica.

Idade subjetiva e espessura do cérebro

Estudos mostram que pessoas que se sentem mais jovens do que a idade cronológica que possuem apresentam melhor desempenho nos testes de memória, com uma taxa mais lenta de declínio cognitivo. Um estudo feito em 2018 envolveu 68 idosos saudáveis. Todos foram submetidos a uma varredura cerebral que mostrou que aqueles que se sentiam mais jovens tinham massa cinzenta significativamente mais espessa em várias áreas do cérebro. Os cérebros do grupo que se sentia mais jovem também mostraram menos sinais de deterioração relacionada à idade.

Qual idade vem primeiro?

Os cientistas sabem que indivíduos que se sentem mais jovens estão em melhores condições físicas e mentais, mas o que vem primeiro? Será que se sentir mais jovem muda seu corpo e metabolismo para que você se torne mais saudável? Ou será que as pessoas que já são saudáveis ​​tendem a se sentir mais jovens? Como a pesquisa não mostrou causa e efeito, a resposta não é conhecida.

Efeito psicológico de uma idade subjetiva mais baixa

Vários estudos mostraram que apenas dizer às pessoas que elas estão com um desempenho melhor do que o “esperado para a idade” dá a elas mais estímulo. Esse efeito de impulso funciona em testes de memória, velocidade de caminhada e força de preensão. Portanto, apenas ser informado, ou acreditar que você é, de certa forma, mais jovem, pode lhe dar um impulso psicológico que leva a um melhor desempenho de atividades.

Mude sua idade subjetiva

Uma parte do envelhecimento e das doenças crônicas está relacionada aos seus genes, mas muitas delas são mutáveis. Ou seja, se você não estiver em boa forma (se estiver, por exemplo, acima do peso) e conseguir reduzir para um peso mais normal, é provável que se sinta mais jovem, com uma idade subjetiva mais baixa. Isso pode levar você a não precisar de tantos medicamentos, a ter mais energia e a sofrer menos dores. 

Quando a pessoa se sente mais jovem, ela dá início a um círculo virtuoso: o sentimento a impulsiona a se sair ainda melhor nas atividades e, sendo mais ativa e fazendo mais coisas, ela acaba se sentindo ainda mais jovem.

Como diminuir a idade subjetiva

A melhor maneira de diminuir sua idade subjetiva é praticar regularmente atividades físicas, em especial exercícios aeróbicos e de força (levantamento de peso). Incluir alguns exercícios “funcionais” também pode ajudar, já que eles melhoram a estabilidade. Com mais equilíbrio, é menos provável que você caia e quebre algo, o que pode aumentar drasticamente sua idade subjetiva. 

Outra dica importante é manter o peso na faixa normal e observar que o jejum intermitente pode ser a melhor maneira de perder peso e retardar o envelhecimento. Faça uma dieta rica em nutrientes, proteína adequada, com o mínimo de alimentos processados.

E se a idade subjetiva for maior?

Se você se sente mais velho do que sua idade cronológica, provavelmente isso é um sinal de que você precisa alterar algumas coisas em seu estilo de vida. Um checkup completo pode ser uma boa ideia, para saber suas condições de saúde reais.

E se você se sente mais jovem do que a sua idade cronológica, parabéns, porque provavelmente está fazendo as coisas corretamente.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

10 hábitos saudáveis que ajudarão você a viver mais

Como se livrar da bagunça pode reduzir seu nível de estresse

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Clínica Médica, Geriatria. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS