para evitar a ressaca

Um guia para evitar a ressaca

Comportamento,

Para se evitar uma ressaca, obviamente nada é melhor que não beber álcool em excesso. Mas para quem já sofreu com ressaca e quer evitar passar por essa experiência desagradável novamente, trazemos algumas dicas no post de hoje.

O que causa ressaca

A ressaca ocorre principalmente devido ao acúmulo de produtos tóxicos formados quando o corpo metaboliza o álcool – como o acetaldeído. Até que esses produtos químicos sejam eliminados do seu sistema, você não se sentirá totalmente bem. Vale lembrar também que o álcool é diurético, o que leva à desidratação, que piora todos os sintomas.

Antes de um evento

Conheça seus medicamentos

Se você toma algum medicamento, é importante saber se ele interage com o álcool. Alguns medicamentos, quando misturados ao álcool, podem aumentar ou diminuir os níveis sanguíneos da medicação, assim como a forma com que o corpo metaboliza o álcool. Na dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Providencie transporte

Por razões legais, morais e de segurança, você não deve dirigir se tiver bebido. Organize-se com antecedência para que tenha um “motorista da rodada” ou chame um táxi ou carro por aplicativo para voltar para casa.

Alimente-se bem

Os alimentos no estômago diminuem a absorção do álcool, o que também é menos severo para o fígado. Uma escolha saudável antes do álcool seria comer um peixe gordo, como o salmão. Adicionar uma colher de sopa de azeite à sua comida também tem efeito similar. Tente alimentar-se bem, com carboidratos e gorduras complexos, como macarrão integral, pizza ou hambúrguer.

Vitaminas e antioxidantes

O álcool pode esgotar especialmente as vitaminas do complexo B. Tomar um multivitamínico e/ou vitamina B complexa um dia antes, no dia e no dia seguinte a um evento pode ajudar. Considere também comer alimentos ricos em antioxidantes antes e depois do evento em que houver ingestão de álcool.

Hidrate-se

Beba água antes de ir. O álcool desidrata e a falta de líquidos concentrará as toxinas, o que fará você se sentir pior.

Durante o evento

Conheça seus limites

Saiba quanto álcool seu corpo pode tolerar e não ultrapasse seus limites.

Alterne água com álcool

Para cada dose de álcool que você beber, beba um copo de água ou suco depois. Alternar álcool com bebidas não alcoólicas irá ajudar seu corpo.

Evite misturar tipos diferentes de álcool 

Quanto mais tipos de álcool você misturar, maior o risco de ressaca. Tenha especial cuidado com coquetéis doces que combinam vários tipos de álcool. Energético misturado com álcool é perigoso – você pode ficar seriamente embriagado e se sentir muito acordado.

Bebidas de cor clara

Bebidas de cor clara, como vinho branco, vodca ou gin, têm menos probabilidade de causar ressaca. Bebidas mais escuras, como bourbon, uísque, vinho tinto ou conhaque, são cheias de produtos químicos, chamados de congêneres, que pioram a ressaca.

Limite de espumante

Bebidas espumantes, como champanhe, são absorvidas mais rapidamente – e também deixam você bêbado mais rapidamente. Evite beber mais de uma taça.

Cuide de sua bebida

Infelizmente, existem pessoas que “batizam” as bebidas. Sempre segure ou fique de olho no que estiver comendo ou bebendo.

Coma lanches

Continue comendo durante o evento. Nozes e lanches com fibra são especialmente bons. Se você é propenso ao refluxo ácido, evite os alimentos desencadeantes, pois o álcool pode piorar o refluxo.

Após o evento

Não tome paracetamol (Tylenol, etc.)

A mistura de álcool e paracetamol é severamente tóxica para o fígado. Se você precisar de um analgésico, um anti-inflamatório não esteroide (AINE) é muito mais seguro – como aspirina ou ibuprofeno.

Coma lanches

Se você estiver com fome, coma um lanche antes de dormir, mas tente não se deitar imediatamente após o consumo, para evitar refluxo.

Beba água de novo

Beba água ou chá novamente antes de dormir. Se sua urina não estiver clara ou amarela clara, você está desidratado e precisa de mais água.

Mantenha água perto de sua cama

O álcool atrapalha os ciclos normais do sono. Então, se você acordar à noite e estiver com a boca seca, beba mais água.

Durma o suficiente

Não fique acordado até tarde. Você precisa dormir o máximo que puder para se recuperar. Se você ronca, provavelmente roncará pior do que o habitual depois do álcool.

De manhã

Tome um bom café da manhã, talvez com ovos, fibras, frutas e líquidos. E boa sorte!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Andar descalço pode ser bom para a saúde

Como se livrar da bagunça pode reduzir seu nível de estresse

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Clínica Médica. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS