evitar a COVID-19 durante a diminuição do isolamento social

Como evitar a COVID-19 durante a diminuição do isolamento social

Comportamento,

Há dois meses, quando foi decretada pandemia mundial de COVID-19, demos algumas dicas aqui em nosso blog sobre medidas básicas para evitar uma infecção – manter distância de outras pessoas, lavar as mãos e não tocar o rosto. Agora, mesmo com o Brasil aumentando dia a dia o número de casos e depois de ter se tornado o novo epicentro global da pandemia, há pessoas que estão saindo mais e as medidas de isolamento estão sendo reduzidas em algumas cidades. Por isso, hoje damos algumas sugestões mais avançadas de prevenção.

Reuniões em ambientes abertos são mais seguras

Se você precisar se encontrar com outras pessoas, nossa mensagem mais importante é: ambientes abertos são mais seguros que os fechados. Então, planeje suas reuniões ou encontros com outras pessoas fora de casa ou do escritório sempre que possível. 

Um estudo japonês recente estimou que o risco de se infectar é 19 vezes maior se você estiver com outras pessoas em ambientes fechados. Dentro de casa ou do escritório, qualquer vírus exalado por outra pessoa acaba em uma concentração mais alta. Em ambientes abertos e do lado de fora, especialmente com o vento, a concentração do vírus é diluída e é menos provável que você inale uma dose suficiente para infectá-lo.

Se não houver opção e você tiver que se reunir dentro de casa ou do escritório, deixe as janelas abertas, para que o ar interno seja diluído. O ar condicionado pode ser um problema, pois pode recircular o ar infectado.

Continue atento às infecções de pessoa para pessoa

A maioria das pessoas é infectada por gotículas respiratórias emitidas por outras e depois inalada pelo nariz. Com menos frequência, você pode ser infectado tocando em uma superfície infectada e depois em seu rosto. Mas a maioria das pessoas acaba infectada por estar muito próxima de outras pessoas que emitem o vírus.

Enquanto algumas autoridades de saúde recomendam uma distância de 1,5 metro entre as pessoas, a recomendação dos Estados Unidos é de pelo menos 2 metros, mesmo quando máscaras estão sendo usadas. Recomendamos esta diretriz de 2 metros.

Se você for infectado, é muito provável que isso tenha acontecido por você ter ficado muito perto de alguém doente, por um tempo significativo. Ou seja, quanto mais tempo você estiver perto de alguém infectado, maior o risco de contrair o novo coronavírus. Portanto, mantenha contatos pessoais breves com outras pessoas. E lembre-se sempre: qualquer pessoa pode ser um portador assintomático, que é quando está infectado, mas não demonstra os sintomas.

Supermercados

Somente vá a supermercados que exijam que todos usem máscaras e que não permitam superlotação. Vá quando estiver menos lotado e faça uma lista com antecedência (em ordem de como você encontrará os produtos) para não perder tempo. Entre e saia sem demora e mantenha distância de pelo menos 2 metros das outras pessoas. Não toque em nenhum corrimão e use álcool em gel depois de tocar nos teclados ou dinheiro e ao sair da loja.

Restaurantes

Restaurantes são uma situação de alto risco em vários aspectos. Por isso, não frequente um restaurante ou bar lotado de maneira alguma. Se você não tiver outra escolha, opte por algum que não tenha muitas pessoas, mantenha-se afastado dos outros e use álcool em gel depois de tocar o menu e em itens como saleiros. Prefira sempre pagar com cartão em vez de dinheiro. Se não puder levar para comer em casa, faça rapidamente sua refeição e escolha uma mesa do lado de fora ou perto de uma janela aberta.

Transporte público

Também é outro local ainda muito arriscado. Se você precisar usar, verifique se todos estão usando máscara e mantenha-se afastado dos outros da melhor maneira possível. Sente-se ou fique perto de uma janela aberta. Especialmente se alguém tossir ou parecer doente, mantenha distância e não vire a cabeça na direção dessa pessoa. Sempre higienize as mãos e não toque o rosto enquanto estiver dentro do transporte público.

Banheiros públicos

Assim como transporte público, banheiros públicos são locais que precisam ser evitados durante a pandemia. Se precisar usar, higienize as mãos com álcool em gel depois de sair. Lembre-se de que a maçaneta da porta que você toca ao sair pode ser um canal de transmissão do vírus. Também é importante evitar banheiros que usam secadores de mãos com ar, que espalham vírus e bactérias por todo o ambiente.

Dentro do carro

Sempre que andar de carro, mantenha as janelas abertas o máximo que puder. O ar condicionado pode recircular o vírus. Se você é passageiro e for possível, sente-se no banco de trás, do lado do passageiro – o ponto mais afastado possível do motorista. Essa atitude não é grosseira, mas preventiva. Se parecer rude, explique ao motorista que é melhor e mais seguro para todos manter mais distância.

Elevadores

Sempre que possível, evite entrar no elevador com outras pessoas. Se não houver alternativa, mantenha distância dos outros o máximo e evite falar (falar espalha mais vírus). Use um lenço de papel ou a ponta da chave para pressionar os botões e use álcool em gel imediatamente depois de sair.

Proteção no trabalho

Se for necessário voltar a trabalhar no escritório, mantenha distância, use máscaras e deixe as janelas abertas, se possível. Evite reuniões presenciais desnecessárias. Se for preciso fazê-las, mantenha-as curtas e objetivas.

Academias e igrejas

Os dois lugares possuem alto risco de infecção. Estudos comprovam que, nas igrejas, por exemplo, cantar pode espalhar gotículas infectadas muito além das proteções normais de distanciamento. E, nas academias, é possível que as pessoas estejam respirando com mais rapidez e potencialmente espalhando mais vírus, principalmente em uma sala fechada (como uma aula de spinning).

Atenção nas caminhadas

Caminhada ao ar livre é considerada relativamente segura, desde que mantidos pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas. E se por acaso você encontrar com alguém com quem deseja conversar, mantenha a máscara enquanto fala.

Por fim, lembre-se de levar um pequeno frasco de álcool em gel com você sempre que sair. Você pode encontrar situações em que precisa, por exemplo, depois de usar um caixa eletrônico. Manteremos você atualizado com futuras recomendações, conforme necessário! Mantenha-se seguro!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

A ligação entre religião, espiritualidade e saúde

Quatro maneiras de diminuir a solidão durante o distanciamento social

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Infectologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS