um cão pode levar você a uma vida mais longa

Como um cão pode levar você a uma vida mais longa

Comportamento, Doenças

Você já deve ter ouvido que ter um cão é bom para a saúde, mas você sabia que também pode prolongar sua vida? Essa é a conclusão de uma grande pesquisa sueca que examinou a relação entre ter um cão e o risco de morrer durante um estudo de 12 anos.

Os pesquisadores, que acabaram de publicar o trabalho no Scientific Reports, estudaram mais de 3,4 milhões de suecos, entre 40 e 80 anos de idade, que possuíam cães. Grandes estudos como este são mais fáceis na Suécia, porque todos os cães estão registrados em uma base de dados nacional e a propriedade do cachorro pode ser facilmente vinculada aos registros de saúde de cada cidadão.

Resultados de possuir um cão

Após o período de estudo de 12 anos, os pesquisadores correlacionaram o risco de morte e a posse do cachorro. Eles descobriram que os adultos que possuíam um cão tinham um risco 20% menor de morrer durante os 12 anos de estudo. Possuir um cão diminui mais significativamente o risco de morrer de doenças cardiovasculares, que é mundialmente a principal causa de morte.

Por que um cão ajuda a saúde

A pesquisa mostrou também que as pessoas com cães caminhavam mais do que as pessoas sem, e essa é uma razão pela qual vivem mais. Eles também são mais propensos a andar fora de casa, mesmo com mau tempo.

A outra razão é a de que um cachorro é um verdadeiro companheiro, o que diminui substancialmente o isolamento social e a solidão – problemas que têm sido muito associados com falta de saúde. Especialmente as pessoas mais velhas e as pessoas que vivem sozinhas parecem aproveitar ao máximo a posse do cão. Elas têm alguém para cuidar, que os faça companhia e que os faça sair da casa para caminhar, mesmo com mau tempo.

Outras vantagens

Ter um cachorro também traz outras vantagens para a saúde. Vários estudos mostraram que crianças que têm um cão ficam em casa ficam doentes com menos frequência e apresentam menor risco de desenvolver asma. Outros estudos mostraram que o contato visual com seu cão aumenta os níveis de oxitocina do proprietário (o chamado “hormônio do amor”).

O estudo também observou que certas raças que exigem muito exercício, como cães caçadores e Labradores, oferecem mais benefícios para a saúde que as raças menos ativas.

Outros animais de estimação

Este estudo sueco estudou apenas a posse do cão. Mas é provável que outros animais de estimação, como gatos, também ofereçam benefícios para a saúde, já que outros animais de estimação também podem aliviar a solidão. No entanto, um cachorro pode ser melhor porque eles exigem que você faça exercícios com eles.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como o olhar canino pode aumentar nossos níveis do hormônio do amor

Estudos indicam que pets fazem bem ao coração

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS