ações simples para melhorar sua saúde em 2021

9 ações simples para melhorar sua saúde em 2021

Comportamento,

A Prevention, uma das principais revistas de saúde nos Estados Unidos, acaba de publicar um artigo intitulado 21 Maneiras Saudáveis de Dar as Boas-vindas a 2021. De sua longa lista, selecionamos o que consideramos ser o melhor. Aqui está nossa seleção das 9 dicas principais, adaptadas de Prevention.

1) Comprar uma planta

Plantas em ambientes internos ajudam a aliviar o estresse, aumentar a energia mental e ajudam você a pensar de forma mais criativa.

Provavelmente, uma ou duas plantas bastam. Você não precisa fazer uma selva, pois muita complexidade visual pode deixar você mais estressado. Se você não é muito bom com plantas, certifique-se de obter algumas que sejam fáceis de cuidar e adequadas para seu local. 

2) Pinte uma sala ou parede com uma cor pacífica

A vida está cheia de muitas incertezas agora, e muitos de nós estamos passando mais tempo em casa. Uma maneira de diminuir o estresse é pintar uma sala, ou mesmo apenas uma parede, com uma cor suave, leve e tranquila. A ciência mostra que cores relativamente claras e insaturadas (como verde-claro, rosa ou azul claro) são relaxantes, e uma cor clara fará seu espaço parecer maior.

3) Faça um check-up

Muitas pessoas evitaram consultas médicas de rotina durante a pandemia. Se você for mais velho ou com qualquer condição crônica de saúde, uma longa demora pode ser perigosa a longo prazo. Especialmente se você tiver problemas de saúde crônicos, riscos de desenvolver câncer ou qualquer dor ou sintomas crônicos que suspeite ser um tumor, será necessário fazer um check-up.

4) Vá para fora

As atividades realizadas ao ar livre são geralmente muito mais seguras do que as atividades realizadas em locais fechados durante a pandemia. Estar ao ar livre oferece outros benefícios, como luz natural e (com sorte) ar mais fresco. A luz do sol é boa para sua imunidade e humor, e provavelmente ajudará você a dormir melhor à noite.

Pelo menos parte desse tempo fora deve ser de atividades. Uma caminhada rápida por 30 minutos por dia é bom, pelo menos para começar.

5) Trabalhe para ter um sono melhor

Uma boa noite de sono fundamental para ter um sistema imunológico forte e para manter o peso controlado. Não dormir o suficiente significa mais doenças e um risco maior de obesidade, diabetes e depressão.

Dormir bem e com qualidades é muito mais vital para sua saúde do que você imagina. Algumas medidas simples, conforme descritas aqui, o ajudarão a dormir melhor.

6) Faça uma chamada de áudio

A maioria de nós tem velhos amigos ou familiares com quem perdemos o contato. Talvez nos sintamos culpados, porque no passado eles foram muito importantes em nossa vida. Agora, durante o isolamento da pandemia, é o momento perfeito – ou a desculpa perfeita – para estender a mão para alguém ou algumas pessoas importantes em sua vida com quem você perdeu o contato. Chame-os. É muito melhor do que fazer uma postagem nas redes sociais para eles. Você provavelmente se sentirá melhor consigo mesmo.

7) Verifique suas luzes

Observe as luzes nos cômodos onde você está durante a noite e em seu quarto. Se a luz for predominantemente branca, azul, ou brilhante, mude para luzes mais quentes, de tons mais amarelados. Você ficará mais relaxado, o que também o ajudará a dormir melhor.

8) Treine seus músculos centrais (veja nesse post)

Se você tiver que escolher apenas um exercício, além da caminhada básica, opte por exercícios que trabalhem seus músculos abdominais (aqueles que sustentam tronco e membros). Por apenas cinco a dez minutos por dia, exercícios isométricos simples (não necessariamente fáceis no início) podem firmar os músculos do abdômen e toda a seção média. Esses músculos permitem que você faça tudo o que faz quando se levanta da cadeira ou da cama. Além de tornar as atividades diárias mais fáceis, um núcleo mais forte diminui o risco de dores e lesões na parte inferior das costas.

9) Aprenda a dizer não

Especialmente se você for responsável pela vida de outras pessoas, você pode estar comprometido demais. Você não pode dizer sim a todos os pedidos. Como regra geral de vida, é bom tentar constantemente se afastar das pessoas e atividades que o esgotam e degrada. No lugar, busque se aproximar de coisas e pessoas que o ajudam a se desenvolver como uma pessoa feliz e bem-atualizada. Sim, ajudar os outros é uma das melhores maneiras de ser feliz, mas tente aprender quando dizer sim e quando dizer não. Você não pode fazer tudo. Escolha sabiamente!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Guarde os abraços para 2021; o céu pode esperar

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Clínica Médica. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS