magnésio pode ser essencial para níveis saudáveis ​​de vitamina D

O magnésio pode ser essencial para níveis saudáveis ​​de vitamina D

Comida

O magnésio é um mineral abundante em nosso corpo, presente em todas as células e necessário para mais de trezentas reações químicas metabólicas críticas. O magnésio é por vezes referido como o mineral “ator coadjuvante”– não recebe a atenção de outros nutrientes como cálcio e sódio, mas é tão importante quanto eles para a nossa saúde.

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que, se não tivermos magnésio suficiente em nossas dietas, os níveis de vitamina D provavelmente serão baixos, mesmo se consumirmos bastante vitamina D nos alimentos, suplementos ou exposição ao sol.

Pesquisadores da Universidade de Vanderbilt (Nashville, Tennessee) estudaram a relação entre os níveis sanguíneos de vitamina D e a ingestão de magnésio em mais de 12 mil pessoas que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição.

Ingestão de Magnésio e Vitamina D

Os resultados mostraram que as pessoas com alta ingestão de magnésio eram muito mais propensas a ter níveis saudáveis ​​de vitamina D do que as pessoas com baixa ingestão. Isso faz sentido, uma vez que o magnésio é um cofator essencial no metabolismo da vitamina D dentro do nosso corpo.

Suplementos de Magnésio

Os pesquisadores então trabalharam com um grupo menor, de 180 voluntários, e todos receberam suplementos de magnésio. Aqueles que começaram o estudo com baixos níveis de vitamina D mostraram um aumento significativo nos níveis dessa vitamina com a ingestão do mineral. Curiosamente, em pessoas que já tinham níveis sanguíneos elevados de vitamina D, os suplementos de magnésio reduziram os níveis para um mais saudável.

Mistério explicado?

Muitos estudos foram feitos sobre suplementos de vitamina D e várias doenças, e os resultados foram contraditórios. Por exemplo, no mês passado, um grande estudo mostrou que os suplementos de vitamina D não diminuíram o risco de câncer de cólon. Mas um outro estudo, publicado no ano passado, havia dado resultados basicamente opostos.

Os pesquisadores da Vanderbilt acreditam que o fator ausente (não calculado nesses estudos) foi a ingestão de magnésio. Pode ser que as pessoas que tomam magnésio dietético adequado tenham maior probabilidade de se beneficiar dos suplementos de vitamina D.

A vitamina D é necessária para ossos fortes e para evitar a osteoporose à medida que envelhecemos. Conforme relatado, pesquisas na última década sugeriram que níveis adequados de vitamina D também são importantes para reduzir o risco de obesidade abdominal, esclerose múltipla, doença pulmonar crônica, doença autoimune e diabetes.

O que você deveria fazer

A ligação entre a vitamina D e o magnésio será alvo de mais pesquisas, mas, nesse meio tempo, faz sentido que todos nós prestemos atenção no consumo de magnésio adequado em nossas dietas. Deficiência severa de magnésio é rara, mas pelo menos 50% dos adultos não ingerem uma quantidade adequada em suas dietas.

O magnésio é encontrado em uma grande variedade de alimentos, e para garantir que você esteja recebendo o suficiente, certifique-se de que você está comendo regularmente alguns dos alimentos com níveis mais altos de magnésio, como:

Amêndoas

Espinafre

Castanha de caju

Amendoim

Leite de soja

Feijões pretos

Pão de trigo integral

Abacate

Arroz integral

Banana

Em resumo: garantir que você está recebendo a quantidade de magnésio adequada em sua dieta ajudará que você tenha níveis saudáveis ​​de vitamina D também!

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como melhorar seu microbioma interno

Adoçantes ajudam a perder peso?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Estes são alguns médicos recomendados na ProcuraMed.

VEJA MAIS MÉDICOS