Dieta vegana pode ser saudável para uma criança

Dieta vegana pode ser saudável para uma criança?

Comida,

Dietas vegetarianas e veganas têm se tornado cada vez mais populares, em especial como uma boa maneira de melhorar a saúde e apoiar um ambiente mais sustentável. Mas será que adotar uma dieta livre de carne e produtos de origem animal pode ter algum impacto no desenvolvimento das crianças?

O vegetarianismo e o veganisto estão em alta. Tanto que a revista britânica The Economist, em sua edição de tendências globais, chamou 2019 de “O Ano Vegan”. Para se fazer um comparativo, em 2014, apenas 1% dos americanos se identificava como vegano. Em 2017, esse contingente já era de 6%.

Dietas vegetarianas e veganas são amplamente elogiadas pelos nutricionistas. Mas quando a dieta é imposta a uma criança, surgem dúvidas sobre a real possibilidade de se obter todos os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver normalmente.

Recentemente, um casal australiano foi condenado a 300 horas de serviço comunitário depois de se declarar culpado por “deixar de cuidar de uma criança e lhe causar ferimentos graves”. Aos 3 anos, a filha teve convulsões e, enquanto internada, foi diagnosticada com desnutrição grave. Os pais admitiram que a mantinham em uma dieta vegana rigorosa, à base principalmente de aveia, batata, torrada e arroz.

Dietas veganas são seguras para crianças

Apesar de extremo, o caso australiano não prova que dietas veganas são prejudiciais às crianças. De fato, nutricionistas acreditam que dietas à base de plantas são boas para crianças quando feitas corretamente. Tanto que o Children’s Medical Hospital Center, de Washington, D.C., publicou que: “Vários especialistas concluíram de forma independente que as dietas veganas podem ser seguidas com segurança por bebês e crianças sem comprometer a nutrição ou o crescimento, e com alguns benefícios notáveis ​​à saúde”.

Vegano x vegetariano

Quando alguém diz que é vegetariano, isso pode significar muitas coisas. Alguns vegetarianos evitam todos os produtos à base de carne, mas comem laticínios, ovos e peixes. Alguns comem peixe, mas não laticínios, ou peixe e não ovos. Existem várias possibilidades. Alguns se consideram vegetarianos, mas ocasionalmente comem carne. 

Veganos, por outro lado, nunca consomem carne, peixe, ovos e laticínios, nem qualquer alimento feito a base deles. Sua dieta consiste em grãos, vegetais, frutas, legumes, nozes, sementes e gorduras de origem vegetal.

O único nutriente que geralmente falta na dieta vegana é a vitamina B12, que só é encontrada em fontes animais. Um vegano geralmente precisa de um suplemento de vitamina B12. Mas, caso contrário, uma dieta vegana pode fornecer todas as calorias, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais de que uma pessoa saudável necessita. De fato, vegetarianos e veganos são geralmente mais saudáveis ​​e têm um risco menor de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e até câncer.

Veganos na infância

Os pais que querem criar seus filhos como veganos geralmente começam ainda na fase da amamentação. Quando a mãe não consegue amamentar, é possível recorrer a fórmulas não lácteas à base de soja.  Após a amamentação, é possível introduzir uma grande variedade de alimentos à base de plantas. Mas é preciso cuidado e atenção: um pediatra, e de preferência também um nutricionista, devem orientar a dieta de uma criança vegana.

Devemos agradecer aos veganos

Muitas pessoas zombam dos veganos ou pensam que são estranhos – e isso acontece geralmente por quem não consegue enxergar o movimento de maneira maior, com o aquecimento global chegando muito mais rápido do que o esperado. Diminuir nossa dependência global de carne faria muito para salvar o planeta.

A criação de gado consome enormes recursos hídricos. Além disso, grande parte do desflorestamento é impulsionado pela demanda por criação de áreas para pasto e para plantação de soja – transformada majoritariamente em ração animal. (E é nesse ciclo também que a Amazônia queima.)

Além disso, o gado de corte é responsável por muito do metano e outros gases que causam o efeito estufa. Logo, reduzir ou até eliminar o consumo de carne e derivados animais faz muito por uma vida mais saudável e um mundo mais sustentável.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Os vegetarianos são mais saudáveis?

Quer ajudar o meio ambiente? Coma menos carne.

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Pediatria. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS