comer direito pode melhorar seu humor

Como comer direito pode melhorar seu humor

Comida,

A maioria de nós já sentiu uma excitação depois de comer uma refeição rica em açúcar ou de beber um refrigerante. E, em algumas horas depois, podemos acabar no lado oposto, nos sentindo sonolentos e até deprimidos.

Dessa forma, reconhecemos que os alimentos podem mudar nosso humor, mas e as mudanças mais sutis e de longo prazo? Comer alimentos diferentes pode afetar nosso humor de maneira geral? Esta é a base da nova área da “psiquiatria nutricional”, que propõe que comer os alimentos certos pode ajudar a diminuir a depressão e a ansiedade.

Um líder neste campo em crescimento é o Dr. Drew Ramsey, professor assistente de psiquiatria da Universidade de Columbia (Nova York). Ele acredita que, ao comer alimentos que são saudáveis para o cérebro, as pessoas podem diminuir significativamente sua depressão. Enquanto as pessoas deprimidas ainda podem precisar de terapia de conversa ou medicamentos, se comerem os alimentos certos, sua recuperação será mais rápida e completa.

Por exemplo, uma de suas comidas favoritas é ostra, rica em vitamina B-12 e ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa. Vários estudos sustentam que os alimentos ricos nesses nutrientes podem melhorar nosso humor. Deficiências têm sido associadas à depressão e a um maior risco de suicídio.

Se você não gosta de ostras, a boa notícia é que, para melhorar seu humor, você não precisa comê-las. Pesquisas mostram que os alimentos mais comuns, em particular, frutas e legumes, são impulsionadores do humor e que os efeitos positivos podem ser sentidos em até duas semanas após adotarmos uma dieta melhor.

Dr. Ramsey diz que é irônico que a maioria dos adultos seja superalimentada em calorias, mas carente dos nutrientes que nosso cérebro mais precisa. Um estudo recente nos EUA mostrou que apenas 10% dos adultos estão comendo a quantidade mínima sugerida de frutas e vegetais.

O que a pesquisa mostra

É difícil fazer pesquisas sobre dieta e funcionamento mental, já que muitos outros fatores fazem parte da equação de como nos sentimos. Mas estudos foram feitos, muitos da Austrália e Nova Zelândia. A maioria desses estudos concluiu que, quanto mais frutas e vegetais frescos forem consumidos, melhor será o bem-estar mental.

Curiosamente, comer frutas e legumes enlatados não levou os mesmos benefícios. Aparentemente, alguns dos nutrientes em produtos frescos são degradados no processo de enlatamento, que requer altas temperaturas.

Em particular, a dieta mediterrânea – rica em grãos integrais, frutos do mar, azeite de oliva e nozes – pode dar os melhores resultados na diminuição da depressão e na ansiedade. A pesquisa também mostrou que as pessoas podem se sentir melhor dentro de duas semanas da mudança da dieta, com mais frutas e vegetais.

Se você ler muitos dos nossos posts, você sabe que muitas vezes incentivamos as pessoas a comer mais frutas e verduras frescas. Pode parecer repetitivo e que estamos propondo a mesma dieta para melhorar seu humor. Mas esses são os fatos. Vale a pena o esforço para comer mais dessas frutas e vegetais que estamos sempre falando. Essa mudança não vai apenas ajudar a limpar o seu sistema cardiovascular e manter o seu peso sob controle, mas é provável que ajude a melhorar seu humor também.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Levantar pesos pode ser bom para tratar depressão

Meditação para pessoas que não gostam de meditação

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Psiquiatria. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS