Fumar narguilé é mais seguro?

Fumar narguilé é mais seguro que fumar cigarros?

Os narguilés foram inventados há 4 séculos, mas só recentemente se tornaram populares nas Américas do Norte e do Sul. Eles são uma grande tendência entre os millennials e adolescentes, que podem ser atraídos pelo aspecto social do narguilé, bem como pelos sabores variados.

Os narguilés são vistos por muitas pessoas como mais seguros que os cigarros, mas será que é verdade? As pesquisas feitas sobre o fumo do narguilé não são tão extensas quanto as do tabagismo, mas o consenso dos especialistas em pulmão e coração não é, infelizmente, encorajador. De certa forma, fumar narguilé pode ser mais prejudicial para os pulmões e sistema cardiovascular do que os cigarros.

O que é um narguilé?

Um narguilé é um dispositivo que queima tabaco mantido dentro do aparelho. O tabaco é aquecido com carvão, madeira ou eletronicamente. Isso produz fumaça que passa por uma tigela cheia de água, que é então inalada pelo usuário através de uma mangueira. Quase sempre o tabaco é aromatizado com frutas ou doces. A mangueira é compartilhada entre várias pessoas que se revezam inalando.

A fumaça ganha aroma e sabor, e isso pode enganar as pessoas que pensam que o que estão fumando não é tabaco. Também é comum ter a ideia de que, uma vez que a fumaça passa pela água, ela parece mais limpa. Mas enquanto a água realmente absorve parte da nicotina, o usuário inala não apenas toxinas do tabaco (assim como quando fuma cigarros), mas também algumas das partículas de combustão de qualquer combustível que esteja aquecendo o tabaco.

Alerta da Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um relatório abrangente sobre os aspectos de saúde dos narguilés. Aqui estão algumas de suas principais conclusões:

– “Uma típica sessão onde se fuma narguilé por 1 hora envolve a inalação de 100-200 vezes o volume de fumaça inalada com um único cigarro.

– Mesmo depois de ter passado pela água, a fumaça produzida por um narguilé contém altos níveis de compostos tóxicos, incluindo monóxido de carbono, metais pesados ​​e substâncias químicas causadoras de câncer.

– O consumo de narguilé está associado a muitos dos mesmos riscos que o consumo de cigarros e pode, de fato, envolver alguns riscos únicos.

– O fumo passivo do narguilé é uma mistura de fumo do tabaco, para além do fumo do combustível e, portanto, representa um sério risco para os não fumantes – especialmente para mulheres grávidas e seus fetos.”

Outra pesquisa

Desde o relatório da OMS, outros estudos foram realizados confirmando as conclusões apontadas. O relatório mais recente é da Universidade da Califórnia (Los Angeles), que estudou 48 jovens adultos que não eram fumantes, mas que usavam narguilé. Eles descobriram que a fumaça do narguilé torna as artérias mais rígidas e menos complacentes, como acontece com os cigarros.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Estudo Inglês aponta que cigarros eletrônicos podem ser 95% mais seguros

O que ex-fumantes podem fazer para reduzir o risco de enfisema?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Category : Cardiologia