Vinagre de maçã

Vinagre de maçã é realmente um aliado da saúde?

Alimentação, ,

O vinagre de maçã é um dos termos de saúde mais pesquisados ​​no Google. Como suplemento diário, ele é conhecido por ajudar na perda de peso. Outras indicações relacionadas nas pesquisas incluem melhorar os níveis de açúcar e insulina no sangue, baixar a pressão arterial, melhorar os níveis lipídicos e diminuir doenças cardíacas.

Esse tipo de vinagre é feito de maçãs trituradas e depois fermentado com bactérias e leveduras. A fermentação cria álcool, e uma segunda fermentação transforma essa mistura em vinagre. O componente principal é o ácido acético. Não há uma dose padrão quando tomado como suplemento. O intervalo de doses típicas também é amplo: de 1 colher de chá por dia a 2 colheres de sopa antes ou com cada refeição.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde 

Apesar de todas as alegações de saúde vistas na internet, poucas pesquisas foram feitas para confirmar se são reais. Grande parte do que se tem são pesquisas realizadas em animais. Os estudos em humanos foram pequenos e, em sua maioria, realizados em centros médicos não reconhecidos como fortes centros de pesquisa.

Vinagre de maçã ajuda a perder peso?

A afirmação mais comum que encontramos na internet é que o vinagre de maçã ajuda a perder peso. Vários estudos com ratos mostraram alguma perda de peso e alguns estudos com humanos também. A confiabilidade e a força desses estudos, porém, são questionáveis.

Um bom estudo

Um estudo japonês de 2009 é provavelmente o mais confiável que se tem até agora sobre vinagre de maçã. Os pesquisadores estudaram 175 adultos obesos de forma aleatória e “duplamente cega”. Alguns dos voluntários tomaram 1 ou 2 colheres de chá de vinagre por dia e outros, não. Após 3 meses, aqueles que bebiam 1 ou 2 colheres diariamente perderam de 1 a 2 kg a mais do que as pessoas que não tomavam vinagre. Os que consumiam vinagre também tinham perfis lipídicos ligeiramente melhores.

Prevenção de picos de açúcar no sangue

As evidências apontadas pelas pesquisas mostram que, especialmente em pessoas com pré-diabetes ou diabetes, tomar vinagre de maçã antes das refeições parece impedir que os níveis de açúcar e insulina no sangue aumentem muito rapidamente. A compreensão que se tem é que ácido retarda a absorção do amido durante a digestão.

Outras reivindicações

Não há evidências convincentes de que o vinagre de maçã baixe a pressão sanguínea, previna doenças cardíacas ou câncer. No entanto, se ele ajudar a perder peso, o risco de doença cardíaca pode ser menor.

Efeitos colaterais

O vinagre de maçã é altamente ácido e pode corroer o esmalte dos dentes. Beba diluído em um copo de água ou lave bem a boca depois de beber.

– Pessoas com diabetes ou propensas a níveis baixos de açúcar no sangue precisam consultar o médico primeiro, pois o vinagre de maçã pode diminuir muito os níveis de açúcar.

– Ele também pode diminuir os níveis de potássio (principalmente em pessoas que tomam diuréticos) ou causar danos nos rins se houver ingestão excessiva.

– Também pode irritar o estômago, principalmente se você tiver refluxo.

Recomendação

Se você está ciente das precauções, é claro que pode experimentar o vinagre de maçã para perda de peso. Ele pode ajudar e provavelmente você não tem nada a perder com a tentativa. 

Você pode começar com 1 ou 2 colheres de chá por dia e, se o tolerar bem, pode aumentar para 1 colher de sopa antes ou com cada refeição, misturada com água. Outra boa alternativa é misturar o vinagre de maçã como parte do molho para salada.

Procure os produtos de vinagre de maçã mais naturais – eles costumam ser turvos e com um sedimento na parte inferior. As partes turvas são leveduras e bactérias (boas) residuais, que podem agir como probióticas e melhorar seu microbioma.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

O açafrão pode ajudar a prevenir a demência?

Novos estudos sobre o café e a saúde

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Clínica Médica, Nutrologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS