Uvas lanche saudável

Uvas podem ser um lanche saudável?

Alimentação, ,

Você já deve ter percebido que, ano após ano, muitas variedades de uvas estão disponíveis nos supermercados. São verdes, vermelhas, roxas, pretas, com e sem sementes, mais caras e mais baratas, e cada vez mais populares. Há quem pense que, por elas serem doces, não sejam tão boas para a saúde. Mas um olhar mais profundo revela que as uvas são um alimento bastante saudável e nutritivo.

As uvas foram umas das primeiras frutas a serem cultivadas, com as primeiras plantações datando de cerca de 8 mil anos atrás. Esse longo histórico permite que hoje existam diferentes variedades e fins – umas cultivadas para mesa, outras para vinhos, geleias e passas.

O ideal é que tenhamos o consumo de pelo menos 5 porções de frutas e legumes por dia, e as uvas podem compor uma dessas porções. A seguir, você encontra alguns motivos.

Uvas são ricas em antioxidantes

O que destaca as uvas da maioria das outras frutas é que ela possui grande variedade e concentração de antioxidantes. Seus fitonutrientes incluem vários tipos de fenóis, polifenóis (incluindo flavonóides), carotenóides e resveratrol. Esses componentes ajudam a estabilizar as membranas celulares e a neutralizar as moléculas oxidadas – que são constantemente formadas em nosso organismo, o que danifica as células e contribui para doenças crônicas.

Esses antioxidantes são especialmente bons para o coração, para o sistema vascular e a pressão sanguínea. Também contribuem para a saúde do cérebro e para regular o metabolismo da glicose e da insulina. Pesquisas sugerem que alguns antioxidantes presentes nas uvas, como o resveratrol, podem diminuir o risco de câncer. Elas também são consideradas alimentos anti-inflamatórios, o que ajuda a reduzir o risco de doença crônica.

Rica em nutrientes

Uvas são boas fontes de vitamina K, cobre e algumas vitaminas do complexo B. Também são uma fonte razoável de fibra.

Sementes e pele nutritivas

A maioria dos fitonutrientes concentra-se na pele e nas sementes da fruta.

Naturalmente sem sementes

Algumas pessoas pensam que uvas sem sementes são o resultado de manipulação genética, mas isso não é verdade. Uvas sem sementes são o resultado de mutações naturais, enxertos ou polinização controlada. As uvas sem sementes e semeadas têm perfis nutricionais diferentes, mas ambos os tipos são muito saudáveis.

Baixo índice glicêmico

As uvas têm um baixo índice glicêmico e, portanto, não produzem grandes picos de açúcar no sangue ou níveis de insulina. Elas realmente ajudam a regular o metabolismo da insulina e diminuem o risco de diabetes (provavelmente devido ao conteúdo de fitonutrientes).

Ricas em água

As uvas têm cerca de 82% de água e, portanto, ajudam a atender às suas necessidades diárias.

Baixas calorias

Uma xícara de uvas tem cerca de 100 calorias, por isso é um alimento denso e com poucas calorias.

Cores mais escuras

Todas as cores das uvas são saudáveis, mas as mais escuras (vermelho, roxo, preto) têm níveis mais altos de fitonutrientes, incluindo o importante resveratrol.

Passas e vinho

Passas nada mais são do que uvas secas, por isso, também são saudáveis, já que a maior parte do conteúdo antioxidante sobrevive ao processo de secagem. Mas é importante lembrar que as uvas passas têm cerca de 4 vezes de calorias por grama em comparação às uvas em estado natural; portanto, não coma demais. O vinho, especialmente o tinto, também é rico em antioxidantes – lembre-se, porém, de não exagerar.

Precisam ser bem lavadas

O maior ponto negativo das uvas é que elas tendem a ter um alto nível de pesticida. Prefira sempre as orgânicas, se as encontrar. As uvas cultivadas convencionalmente precisam ser lavadas em água corrente por 30 segundos antes de comer. Para ter ainda mais cuidado, após a lavagem, deixe de molho por 30 minutos em uma mistura de 4 partes de água para 1 parte de vinagre. 

Com tantos benefícios, não é difícil de se concluir que as uvas são um ótimo lanche e petisco. Apenas certifique-se de lavá-las bem e, se você comer mais de uma xícara por dia, tenha cuidado com as calorias.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como os alimentos amargos podem ajudar sua saúde

O açafrão pode ajudar a prevenir a demência?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Clínica Médica, Nutrologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS