fontes alternativas de proteínas

Conheça fontes alternativas de proteínas, saudáveis e econômicas

Alimentação, ,

Quando pensamos em fontes alimentares de proteína, provavelmente pensamos primeiro em carne bovina e depois em frango, porco ou peixe. Mas na verdade existem muitas outras boas fontes de proteína que provavelmente são mais saudáveis ​​para o nosso corpo e também mais sustentáveis ​​para o nosso planeta.

O assunto das proteínas tem ganhado cada vez mais atenção. Muitos nutricionistas acreditam que as diretrizes atuais para a ingestão diária de proteínas são inadequadas. Pesquisas mostram que pessoas que comem mais proteína do que a quantidade diária que costuma ser indicada como ideal tendem a ter mais massa muscular e também ossos mais fortes. Essa maior ingestão de proteínas pode ser especialmente importante para pessoas acima de 40 anos. 

A seguir, compartilhamos nove boas fontes alternativas de proteína, para quem quiser olhar para além das carnes.

Pasta de amendoim

Por muito tempo, a pasta de amendoim se manteve popular apenas nos EUA, mas ela tem conquistando cada vez mais fãs no Brasil. A pasta de amendoim é uma excelente fonte de proteína – 2 colheres de sopa têm 8 gramas de proteína de alta qualidade (boa mistura de aminoácidos). Experimente com pão ou banana, ou adicione ao seu smoothie de frutas para equilibrar as frutas com proteínas.

Ovos

Sempre há controvérsias envolvendo ovos e a relação deles para a saúde. Pesquisas recentes apontam que eles são saudáveis, desde que não sejam consumidos em excesso. Os ovos têm gordura saudável, e especialmente as gemas são embaladas com antioxidantes. Um ovo tem cerca de 6 gramas de proteína (de alta qualidade).

Edamame

Outra fonte de proteína de alta qualidade é a edamame, essa espécie de feijão verde contém todos os aminoácidos essenciais para nosso corpo. Meia xícara (75 gramas) de edamame contém 8 gramas de proteína. Ela pode ser consumida pura, como um lanche maravilhosamente saudável, mas também em saladas ou frita com outros vegetais.

Atum enlatado

Peixes frescos como salmão ou atum podem ser caros e difíceis de se encontrar, mas o atum enlatado está disponível em todos os lugares a um preço razoável. Uma lata de atum tem entre 35 e 40 gramas de proteína de alta qualidade e pouca gordura. O atum também é rico em ácidos graxos ômega-3, saudáveis ​​para o cérebro e para o coração. O único cuidado é que a maioria das latas de atum também contêm mercúrio, portanto, limitar seu consumo a 2 ou 3 vezes por semana pode ser uma boa regra. Evite as formas “sólidas”, que têm mais mercúrio. Ele também deve ser evitado por mulheres.

Salmão enlatado

O salmão é mais caro que o atum enlatado, mas tem todas as vantagens nutricionais (especialmente ômega-3) do atum, com um teor de mercúrio muito menor. Dependendo do tamanho da lata, pode-se ter até 40 gramas de proteína de excelente qualidade.

Sardinhas em conserva

As sardinhas em lata também são uma opção com menos mercúrio que o atum e com todos os benefícios nutricionais, além de ser uma boa fonte de cálcio. Em uma porção há cerca de 23 gramas de proteína. 

Iogurte grego 

O iogurte grego sem adição de açúcar é a melhor opção. Uma porção de 225 gramas possui cerca de 17 gramas de proteína (maior teor que o iogurte comum). Coma puro ou adicione aos smoothies. Tente comprar aqueles que têm “culturas vivas e ativas” para beneficiar seu microbioma.

Sementes de girassol

Em 30 gramas de sementes de girassol há cerca de 6 gramas de proteína. As sementes são uma ótima opção de lanche também rico em vitamina E e magnésio.

Sementes de abóbora

Possuem o mesmo teor de proteínas e nutrientes das sementes de girassol, com um sabor diferente.

Esperamos que depois desta lista, quando pensar em proteínas, você não recorra apenas à carne. Essas outras fontes de proteína provavelmente são mais saudáveis ​​para você e certamente melhores para o planeta. 

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Adoçantes ajudam a perder peso?

Cortar o glúten pode fazer mais mal do que bem?

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Medicina Interna, Nutrologia. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS