Faça seu próprio pão

Faça seu próprio pão: uma diversão saudável durante a quarentena

Alimentação, ,

Recentemente, muitas pessoas começaram a fazer seu próprio pão. A atividade conquistou tanta gente que muitos supermercados ficaram sem farinha e fermento! No post de hoje, trazemos algumas dicas, caso você também queira tentar adquirir essa habilidade durante a quarentena.

Um exemplo de pessoa que adquiriu esse hábito recentemente é a jornalista Mary Louise Kelly, de 49 anos, correspondente de uma grande rede em Washington, DC. “Voltei para casa do trabalho na semana passada e estava me sentindo ansiosa, como se tudo estivesse saindo de controle. É sempre uma alegria fazer algo físico quando você trabalha fazendo algo abstrato, como jornalista. Parecia tão saudável. Parecia ser o que eu precisava, todo quente e dourado, como se isso fosse uma força para o bem em tempos incertos”, afirma.

Fazer seu próprio pão, em casa, traz vários benefícios à saúde, físicos e mentais. Você poderá comer um pão fresco e provavelmente mais saudável e saboroso do que o que você compra no supermercado. Fazer o próprio pão também dá a você uma sensação de realização, que você fez algo criativo e bom para você e sua família. Ao final, seu trabalho termina em um produto tangível.

Amassar a massa oferece a seus antebraços um treino real e, uma vez no forno, o cheiro do pão assando irá fazer com que você se sinta mais feliz. Assim como outras atividades que envolvam cozinhar, fazer pães alivia o estresse, o que é importante para o sistema imunológico. E, se for o seu caso, aproveite para desestressar enquanto amassa a massa.

Experimente farinha de trigo integral

Os pães mais saudáveis ​​são os que utilizam farinha de trigo integral. Se você já gosta desse estilo, ótimo. Caso contrário, misture um pouco de farinha de trigo integral com a farinha branca. O pão de trigo integral tem muito mais fibras que o pão branco, é mais nutritivo e, por ser um carboidrato complexo, não causará um aumento acentuado no açúcar no sangue, como o pão branco.

Onde achar

O Pinterest é um bom lugar para encontrar receitas. Também há várias hashtags no Instagram relacionadas a pães caseiros. E, se você quiser ir além, é possível também buscar por processos um pouco mais complexos, que envolvem desde o preparo do próprio fermento – para saber mais, busque por hashtags relacionadas a fermentação natural.

Você pode, ainda, procurar por vídeos com boa classificação no YouTube, ou fazer uma pesquisa no Google. E, se tiver sorte, pode perguntar a alguém da sua família por uma receita mais tradicional e familiar.

Desperta sua criatividade

A quarentena pode ser um período deprimente, por isso, é bom manter o cérebro flexível e criativo. Fazer pão oferece um número infinito de variações que tornam seu pão único. Aqui estão algumas coisas que você pode adicionar à massa para torná-la mais interessante:

Ervas

Sementes de chia

Sementes de linhaça

Passas de uva

Alho

Queijo ralado

Nozes

Frutas secas

Azeitonas

Salsicha ou carnes secas

Use sua imaginação

Para manter seu pão caseiro bom por mais tempo, mantenha-o em um saco plástico hermético, longe do calor e da umidade. É provável que você o coma em menos tempo, mas, dessa forma, ele pode durar de 2 a 3 dias (o pão caseiro carece de conservantes, então acaba durando menos). Armazená-lo na geladeira não é uma boa ideia.

Lembre-se de experimentar. Na pior das hipóteses, se não der certo, não será um desastre. Apenas ajuste e tente novamente. Enquanto estiver fazendo pão, escute música ou cante, se você gostar. Seja como for, divirta-se, desfrute ao comê-lo e desafie sua criatividade cada vez que você fizer um novo pão

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Quatro maneiras de diminuir a solidão durante o distanciamento social

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este post é relacionado as especialidades Nutrologia, Psiquiatria. A lista abaixo são de médicos relacionados a estas especialidades.

VEJA MAIS MÉDICOS