fazer pipoca de maneira saudável

Como fazer pipoca de maneira saudável

Alimentação,

Você sabia que a pipoca pode ser um alimento saudável? Dependendo do modo de preparo, ela pode se tornar um petisco saudável e saboroso. Hoje compartilhamos dicas para que você possa fazer (e comer) pipoca sem se preocupar com a saúde.

Por que a pipoca é saudável?

Frequentemente defendemos a importância da ingestão de grãos integrais – e a pipoca é um grão inteiro, não refinado. Ele contém um germe e farelo intactos e é rica em fibras, várias vitaminas, minerais e uma quantidade razoável de proteína. Se preparada corretamente, a pipoca é baixa em calorias.

Provavelmente, a melhor característica nutricional da pipoca é o seu teor antioxidante. Em cada grama da pipoca há um dos mais importantes antioxidantes, os polifenóis, e a concentração é equivalente aos encontrados em quase qualquer fruta ou vegetal. Os polifenóis diminuem o nível de estresse oxidativo em nosso corpo e a inflamação geral, semelhante ao efeito de comer a maioria das nozes.

Prepare a sua própria pipoca

Um aviso é que você deve evitar a pipoca do cinema. Ela provavelmente não foi feita em um bom óleo, pode conter gorduras trans terrivelmente insalubres e provavelmente tem muito sal. O tipo de pipoca saudável que estamos discutindo hoje é o tipo que você faz em casa.

Por que a pipoca estoura?

Cada núcleo de pipoca contém cerca de 4% de água e, quando aquecido, a água se expande rapidamente, proporcionando um bom estalo e um apetitoso grão cozido. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso de maneira saudável.

Fazendo pipoca saudável

Pipoqueiras de ar

A pipoca mais saudável é feita em pipoqueiras de ar, ou elétricas, com um pouco de óleo ou manteiga borrifada depois de feita. Pipoqueiras elétricas de ar não são tão comuns, e algumas pessoas acham que a pipoca que sai é seca, sem uma textura ideal.

O óleo correto

Se você estourar a pipoca em uma panela, use um bom óleo, com uma alta concentração de ácidos graxos ômega-3. Os melhores óleos são de azeite de oliva extra virgem, de abacate ou de uva. Faça em fogo médio para que o óleo não queime, o que degrada as qualidades de saúde do óleo, bem como o sabor da pipoca. O melhor é usar uma panela funda, agitando constantemente.

Quando há pelo menos 3 segundos de intervalo entre um estouro e outro, ela está pronta. É importante estar atento à quantidade de sal colocada na pipoca – quanto menos, melhor. E enquanto ainda estiver quente, use spray para pulverizar uniformemente o azeite ou misture com um pouco de manteiga.

Pipoca de micro-ondas?

Existem dois tipos de pipoca de micro-ondas: comprados e caseiros. A maioria das marcas vendidas em supermercados não é saudável, pois contêm óleos ruins, além de aromatizantes e aditivos. Mas você mesmo pode fazer pipoca de micro-ondas colocando 50 a 100 gramas de grãos em um saco de papel comum. Use a potência de pipoca ou teste intervalos de tempo até obter a potência certa. Ela estará pronta quando o intervalo entre um estouro e outro durar cerca de 3 segundos.

Você também pode fazer colocando essa quantidade de pipoca em uma tigela própria para micro-ondas e uma ou duas colheres de água. Ela vai levar um pouco mais de tempo para começar a estourar, e o tempo de preparo vai depender da potência do micro-ondas. Mas ela também estará pronta quando o intervalo entre um estouro e outro for de cerca de três segundos.

Pipoqueiras de silicone para micro-ondas

Há no mercado um dispositivo engenhoso que pode ser melhor que um saco de papel comum. É um pequeno balde ou recipiente dobrável feito de silicone seguro para micro-ondas. Eles não são caros, e você pode encontrar online.

As coberturas certas

Claro que a maneira mais saudável de preparar pipoca é sem coberturas, mas a maioria das pessoas gosta delas. Você pode pulverizar uma boa quantidade de azeite ou misturar com uma quantidade menor de manteiga. Em vez de sal, algumas pessoas preferem pimenta ou outras ervas. Experimente com coberturas como queijo parmesão, curry em pó, flocos de pimenta vermelha, ou mesmo vinagre. Você também pode experimentar vários juntos. Seja como for, evite adicionar açúcar, mas se você quiser doce, tente canela.

Esperamos ter conseguido deixar sua consciência mais tranquila com relação à pipoca. Siga essas dicas e aproveite todos os benefícios que ela traz para sua saúde.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a ProcuraMed.com

Leia também na ProcuraMed:

Pipoca tem mais antioxidante que frutas e vegetais

Quer ajudar o meio ambiente? Coma menos carne.

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Médicos recomendados

Este artigo é relacionado a especialidade Clínica Médica. A lista abaixo são de médicos relacionados a esta especialidade.

VEJA MAIS MÉDICOS